Formigas podem ser treinadas para detectar câncer
O câncer, sem a menor sombra de dúvidas, é uma das doenças mais difíceis de lidar. Diante disso, muito tem se falado sobre uma cura e tratamentos mais eficazes. Contudo, até o momento o que se sabe é que o método mais eficiente é o diagnóstico precoce, para que não haja evolução para casos mais graves.
Os métodos já existente no mercado costumam ser um pouco invasivos, como é o caso da mamografia, colonoscopia e ressonância magnética. Aliás, os cientistas chegaram a uma importante descoberta no início do ano de 2023 e que pode mudar toda essa situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma pesquisa feita na França planeja testar a viabilidade de treinar insetos para identificar cânceres pela urina. Isso porque as células tumorais, devido ao seu metabolismo, liberam compostos orgânicos voláteis que alguns animais com olfato mais sensível conseguem detectar.
Com isso, um estudo recente, publicado no periódico científico The Royal Society, buscou testar as habilidades das formigas nesse tipo de atividade. Embora as formigas não tenham narizes, elas têm um olfato altamente apurado graças às antenas no topo de suas cabeças.
Dessa forma, os pesquisadores transplantaram em camundongos tumores de câncer de mama humanos particularmente agressivos. A urina de camundongos cancerosos foi exposta a 35 formigas da espécie Formica fusca, condicionadas a associar o odor a uma recompensa açucarada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As formigas foram expostas à urina de ratos doentes e saudáveis, e passaram aproximadamente 20% mais tempo em torno da urina dos ratos com câncer. Dessa forma, as formigas foram capazes de perceber diferenças nos odores das duas amostras e se ‘interessaram’ pelo xixi de ratos doentes em busca da recompensa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE