A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decretou de forma imediata a comercialização de marcas de leite famosas que pode ter aí na sua casa; confira agora
De forma indiscutível, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é tida como um dos principais órgãos do Brasil. A autarquia, vale dizer, é a responsável pela regulação e fiscalização de diversos produtos e serviços no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, a autarquia sempre estar de olho em todas as movimentações das empresas em relações aos seus produtos. Dessa vez, por exemplo, a Anvisa decretou a proibição de duas arcar famosas após grave denúncia.
Primeiramente, é essencial ressaltara que o leite é um alimento nutritivo e amplamente apreciado pela população do Brasil. Além disso, é extremamente versátil e é o preferido das donas de casa para o preparo de uma variedade de pratos culinários. Ainda, o leite é uma fonte rica em cálcio, proteínas, vitaminas e outros nutrientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido ao seu alto consumo, algumas marcas de leite acabaram sendo arrancadas das prateleiras após apresentarem suspeita de formol em seu produto, conforme divulgado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, depois de investigação. Com o acontecimento, a empresa responsável pela mercadoria retirou os produtos de circulação, contudo, negou qualquer indício de irregularidade.
Em 2014, embora houvesse as investigações feitas pelo MP-RS, ao qual indicaram a adulteração do leite, a empresa LBR Lácteos, proprietária das marcas Líder e Parmalat, negou que itens enviados ao Paraná e São Paulo fossem “batizados”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a companhia, foram recebidas alegações de suspeita de contaminação em um lote de um dos fornecedores pelo Ministério Público da Agricultura. Assim que tomou conhecimento do possível problema, as embalagens foram recolhidas como medida preventiva.
Além disso, a LBR afirmou ter realizado testes adicionais em amostras do leite dos lotes potencialmente contaminados e não encontrou nenhum problema. Por outro lado, o Ministério da Agricultar ordenou o recolhimento do produto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Nesse cenário, a LBR buscou assistência judicial para evitar o recolhimento do produto. Como resultado das investigações, o proprietário de um posto de resfriamento em Condor. MS, foi preso. De acordo com o Ministério Público, cerca de 300 mil litros de leite adulterado foram enviados para Guaratinguetá, em São Paulo, e Lobato, no Paraná, e comercializados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MP ressaltou que os transportadores realizavam a transferência de leite de um caminhão para outro sem seguir padrões adequados de higiene.
Leia abaixo a íntegra da nota da LBR
A LBR Lácteos Brasil S/A, em relação às notícias divulgadas pela imprensa sobre a fraude do leite no Estado do Rio Grande do Sul informa que:
1) O leite cru utilizado para a fabricação de leite UHT das marcas Parmalat e Líder foi submetido a testes pela LBR e analisado por laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Todas as 13 análises realizadas, incluindo testes do MAPA, apresentaram resultado NEGATIVO para a presença de formaldeído, não oferecendo, portanto, qualquer risco à saúde e sendo considerados próprios para o consumo.
2) Em 25/02/2014, a LBR foi comunicada pelo Ministério da Agricultura sobre a possível contaminação de lote de leite cru adquirido de fornecedor no Rio Grande do Sul, em 10/02/2014. Feita a rastreabilidade do produto, a empresa prontamente providenciou, em carácter preventivo, o recolhimento desses lotes junto a seus clientes.
3) Dado o compromisso da empresa com a qualidade dos seus produtos e o respeito aos consumidores, esclarecemos que os clientes que porventura ainda detiverem os produtos identificados abaixo pela data e pelo lote de fabricação, poderão entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento aos Consumidores – SAC, pelo telefone 0800 011 2222 ou pelo e-mail sac@lbr-lacteosbrasil.com.br, para esclarecimento ou solicitação de troca ou devolução de produtos, sem qualquer ônus.
Leite UHT integral marca Parmalat – Produzido em Guaratinguetá/SP entre 22h00 de 13/02/2014 e 06h45 de 14/02/2014, comercializado no Estado de São Paulo.
Leite UHT integral marca Líder – Produzido em Lobato/PR entre às 05h05 e 07h43 de 13/02/2014, e de 00h00 até 05h25 de 14/03/2014, comercializado no Estado do Paraná.
4) Finalmente, a LBR ressalta seu compromisso com a qualidade de seus produtos e reitera que possui os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Além da análise em 100% da matéria-prima recebida, a empresa realiza análise de todos os lotes de produtos acabados, assegurando que seus consumidores tenham à sua disposição produtos seguros e de altíssima qualidade.
Situação atualmente
Conforme apurações do TV FOCO por meio de pesquisar nos principais mercados e sites de e-commerce, asim como a Líder, a Parmalat também segue atuando de forma normal, o que fortalece a ideia de que os problemas apresentados com os lotes mencionados foram resolvidos.
Quando a ANVISA foi fundada?
Fundado em janeiro de 1999 pela Lei 9782/1999, o órgão é uma ferramenta reguladora, vinculado ao Ministério da Saúde, para estabelecer um padrão de qualidade em produtos e serviços no Brasil.