Todos os beneficiários devem se atentar, pois devido fraude, pente fino é realizado no programa social do Governo
O Bolsa Família, como todos sabem, é o principal programa social do Governo brasileiro na atualidade. O programa que deposita mensalmente o valor mínimo de 600,00 reais aos beneficiários, tem como missão amenizar a situação de desigualdade social em que vivemos.
Dessa forma, se você é um dos beneficiários do programa, precisa se atender a todas as notícias que saem a respeito do benefício social, principalmente as que se tratam de cortes, afinal, ninguém que perder o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, todos precisam saber que o Bolsa Família está sendo alvo do que chamamos de ‘pente fino’, e assim, suspendendo milhares de cadastros.
O fato é que, segundo o que foi divulgado pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, foram encontradas fraudes no Bolsa Família nas mais diversas formas.
Dentre as principais, podemos citar pessoas com renda entre 6 e 9 salários mínimos, que estavam recebendo o benefício, ou seja, um verdadeiro absurdo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o número de pessoas declarando-se unifamiliares para passar a receber o Bolsa Família se tornou um verdadeiro problema. Ou seja, membros de uma mesma família declaravam-se como unidades isoladas e assim cada um acabava solicitando o benefício de R$ 600.
De acordo com dados divulgados pelo Governo, em menos de um ano, o percentual de famílias com 4 pessoas ou mais reduziu de 33% para 24%. Em contrapartida, o número de famílias compostas por apenas uma pessoa aumentou de 15% para 26%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Clientes sem chão: Supermercado popular queridinho dos brasileiros dá adeus e encerra atividades em 2024
● Interdição da Vigilância Sanitária e 1M de remédios falsos: Falência de farmácia nº1 em SP gera tensão
● Terror da Fiat: Renault põe pé na porta e confirma ressurreição de carro popular amado em 2025 após 30 anos
Ou seja, fica muito claro que os beneficiários passaram a se declarar como unidades familiares isoladas para ter direito ao recebimento do Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim fica nítido a necessidade de medidas para acabar com as fraudes e garantir que os valores sejam direcionados às famílias que realmente precisam de auxílio.
Foi então que o Governo passou a fazer um verdadeiro pente fino e excluir as contas daqueles que não atendem aos requisitos. Tudo isso para que os recursos do Governo vão para os lares dos beneficiários que realmente precisam, ou seja, famílias em situação de vulnerabilidade social.
O pente fino vem ocorrendo desde março deste ano, com previsão de conclusão até dezembro. Dessa forma, é de extrema importância que todas as famílias mantenham os seus dados atualizados sempre de forma correta, para que assim, continue recebendo o seu benefício mensalmente.
Caso o seu benefício seja bloqueado de maneira indevida, você deverá procurar o responsável pelo Cadastro Único (CadÚnico) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com os seguintes documentos:
Documento de identificação (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, etc.) de todos os membros da família;
Comprovante de residência recente (conta de água, luz, telefone, etc.);
Comprovante de renda (holerite, carteira de trabalho, declaração de renda, etc.);
Certidão de nascimento ou RG dos filhos menores de 18 anos;
Carteira de trabalho;
Comprovante de matrícula escolar dos filhos em idade escolar.
Por fim, se ainda restarem dúvidas, basta buscar o CRAS local ou orientações junto à Secretaria de Assistência Social do seu município.
Quando o Bolsa Família foi fundado no Brasil?
O programa Bolsa Família foi criado no ano de 2004.