O fim de montadora queridinha e a demissão de 3700 funcionários
No mundo, hoje grande montadoras brilham por aí, como Volkswagen, General Mortos (Chevrolet), Fiat e Toyota. Mas, ao longo da história, muitas outras existiram e hoje em dia nem se escuta mais falar delas.
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E vamos comentar hoje sobre uma grandiosa montadora que fez sucesso, tinha carros queridinhos e saiu de cena em meio a crise irreversível. Talvez você conheça os modelos dela e até tenha sonhado em adquirir um.
Estamos falando da montadora sueca Saab, que conforme informações da Veja declarou falência no dia 10 de dezembro de 2011, após o fim de um longo processo de dois anos para tentar salvar a marca, em que sua controladora holandesa tentou encontrar financiamento, mas não deu certo.
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A empresa tentou se salvar recorrendo à investidora chinesa Zhejiang Youngman Lotus Automobile, mas, o plano na época foi vetado pela General Motors, que era uma antiga dona da Saab e ainda tinha participação no fornecimento de tecnologia para a montadora sueca.
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“Depois de ter recebido a recente posição da GM sobre a transação, a Youngman informou à Saab Automobile que não poderia concluir o financiamento para continuar a reorganização”, afirmou a proprietária. “O conselho da Saab Automobile decidiu que a companhia sem mais financiamentos ficará insolvente e que entrar com pedido de falência é o que melhor atende aos credores”, acrescentou na época.
QUAL FOI O IMPACTO NO MERCADO?
Com 60 anos de história e tradição entre os consumidores, o fim da Saab foi triste. Além disso, seus 3.700 funcionários forar parar na rua. E carros famosos como Saab 92, 93, 96, 60, 95, 99, 900, Saab Sonett
Saab 9-1, Saab 9-2X, Saab 9-3, Saab 9-3X, Saab 9-4X, Saab 9-5 manufaturado entre 1997 e 2009, Saab 9-6X, Saab 9000 e Saab 9-7X foram extintos.
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