Confira o real motivo por trás de prejuízo colossal do Mcdonald’s
É inegável que o McDonald’s hoje é uma das maiores redes de fast food do mundo, abrindo lojas em todo o mundo, após sua criação, bem lá no início dos anos de 1940.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a rede surgiu quando os irmãos Richard “Dick” McDonald e Maurice “Mac” McDonald abriram o primeiro restaurante em San Bernardino, Califórnia.
Foi aí que Ray Kroc visitou o restaurante dos irmãos McDonald e fechou um acordo para ser o representante comercial exclusivo da marca McDonald’s.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kroc pagou aos irmãos uma quantia de US$ 2,7 milhões pela aquisição dos direitos da empresa, além do valor de 0,5% sobre a participação nos lucros da rede. Esse acordo teria permitido que os irmãos McDonald recebessem uma renda contínua com base nas vendas das franquias, mesmo depois de terem vendido os direitos da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa cláusula não foi prevista formalmente no contrato sob a alegação de que as partes não queriam pagar impostos sobre a quantia que receberiam.
Por outro lado, os irmãos McDonald não recebiam royalties e, consequentemente, acabaram ganhando muito menos do que poderiam ter obtido, gerando assim um grande prejuízo financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que poderia ter evitado o prejuízo financeiro?
Em resumo, se os irmãos tivessem uma boa orientação de um advogado especializado, isso não teria acontecido e os direitos deles teriam sido estabelecidos, fazendo com que o prejuízo não tivesse ocorrido.