Fusão
Tomada pela Azul: A fusão colossal de 2 companhias aéreas gigantes no Brasil, para aniquilar a Gol
06/09/2024 às 8h04
Duas companhias aéreas gigantes se unificaram, crescendo ainda mais no mercado, para bater de frente com a Gol no Brasil. Notícia chocou a todos, principalmente os clientes das empresas
A Azul é uma das principais companhias aéreas e ficou ainda mais forte após uma fusão com outra gigante. A ideia era bater de frente com os principais nomes, como a Gol, que está sempre entre os destaques no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Viajar de avião para uns é um sonho realizado, para outros se tornou rotineiro, mas de qualquer maneira se tornou um meio de transporte fundamental. Pela quantidade de concorrentes, as marcas precisam estar a todo momento se renovando, para que não fiquem atrás diante de seus concorrentes.
De acordo com o portal ‘Terra’, em maio de 2012 as empresas brasileiras Azul e Trip anunciaram a fusão de suas operações. Assim, na época, se tornou a terceira maior companhia aérea do país, com cerca de 15% do mercado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia inicial era de criar uma holding controladora, chamada Azul Trip S.A.. “Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusão. Tenho grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito parecidas”, disse o presidente da Azul, David Neeleman.
Com a fusão, a nova companhia aérea passou a ter uma frota de 112 aeronaves, onde 62 eram da Azul e 50 pertencentes a Trip. Assim, passaram a cobrir 316 rotas para 96 cidades brasileiras e com 837 voos diários, o que representava 29% do total na época, no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vemos na Azul uma sócia que tem os mesmos ideias de negócios“, comentou o presidente executivo da Trip, José Mário Caprioli. A operação acabou sendo aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica em dezembro de 2012, e concluída somente em 2014.
Trip tomada pela Azul
A ideia de criar a Azul Trip não foi para frente, e a Azul tomou a frente após a fusão. Hoje em dia as empresas estão completamente unificadas, mas ambas respondem pelo nome da Azul, não havendo mais essa diferenciação.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500 garantidos todo mês: Lei trabalhista que está em vigor traz 4 presentões a idosos 60+ em 2025
● Detran ciente: Lei de trânsito em vigor traz 3 proibições com multa caríssima para alertar motoristas HOJE (09)
● Pode comemorar: Lista de aposentados do INSS que não precisam se preocupar com Imposto de Renda chega em 2025
Atualmente a GOl, Latam e Azul dominam cerca de 99% de todo o mercado de voos no Brasil. Portanto, o principal objetivo da fusão, que era se aproximar das principais rivais, teve um grande êxito.
Quando a Azul foi fundada?
A Azul surgiu em dezembro de 2008 e apenas 15 anos depois de sua criação já está entre as principais companhias aéreas do país.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: