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Fusão com a Claro e R$ 3,5 bilhões: O fim de operadora popular depois de revolucionar celulares no Brasil
18/07/2024 às 1h25
Empresa esteve entre as mais bem-sucedidas do país, oferecendo serviço único, mas não se adaptou às mudanças do mercado e se entregou a uma das maiores concorrentes
Líderes do setor de telefonia e internet, a Claro, a Vivo e a Tim dominam as vendas dos planos de celular no Brasil. Mas, até 2019, uma outra grande marca teve um forte destaque nacional, com uma proposta de exclusividade e modernidade nas décadas passadas.
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Foram longos anos de sucesso, mas o avanço da tecnologia e as mudanças do mercado fizeram com que a companhia acabasse não acompanhando o ritmo das concorrentes. Antes de encerrar as atividades de vez, o grupo optou pela fusão com uma das três gigantes do país.
Oferecendo chamadas via rádio e aparelhos adaptados às próprias ferramentas, a Nextel tinha esse modelo como o carro-chefe sobre as vendas, se destacando das demais. Porém, com o passar do tempo, o diferencial acabou se tornando desinteressante ao público, o que motivou seu desligamento geral e o fim dos antigos serviços.
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Segundo o jornal O Globo, a empresa decidiu vender suas operações para a controladora da Claro, que segue firme no 2º lugar da lista das operadoras com o maior número de clientes. As negociações teriam sido finalizadas na casa dos R$ 3,5 bilhões, extinguindo de vez o antigo nome da marca que teve 28 anos de história no Brasil, até ser totalmente engolida pela atual dona.
Este ano, a Agência Nacional de Telecomunicações revelou que a Vivo é a atual líder do ranking, mantendo mais de 100 milhões de chips ativos no país, seguida pela Claro, com 87,8 milhões, e pela Tim, com 61,5 milhões. Ainda em 2024, o Nubank também planeja o lançamento de uma operadora móvel virtual e já recebeu aval da Anatel para começar a operar no próximo semestre.
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Qual a função da Anatel?
Em parceria com o Governo Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações é responsável por regulamentar a comunicação no território nacional. Essa entidade fiscaliza, impõe regras e tem papel de intermediar questões necessárias entre as operadoras e os consumidores.
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Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]