Adeus
Fusão com a Claro e R$3,5 bilhões: O fim de operadora de celular popular com milhões de clientes após anos
18/05/2024 às 11h00
Uma das maiores operadoras de celulares do Brasil teve fim decretado após fusão com a gigante vermelha
Uma das maiores operadoras de celular do Brasil teve fim oficializado após fusão com a Claro e muito dinheiro envolvido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem não se lembra da época que apenas um toque como rádio fazia com que os telefones se conectavam e as pessoas começavam a conversar.
A Nextel marcou uma geração de celulares no Brasil, ficou extremamente famosa pelo tempo que serviu no Brasil e conquistou milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, ela sumiu do mapa e poucas pessoas sabem realmente o que aconteceu com a empresa que marcou tantas pessoas.
De acordo com o UOL, em março de 2019 a América Móvil que é detentora da Claro no Brasil, adquiriu as operações da Nextel – operadora que pertencia ao grupo NII Holdings (atual AMX Holdings) e AI Brasil, por 905 milhões de dólares (o equivalente a 3,5 bilhões de reais).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a compra da Nextel, a Claro se consolidou no 2º lugar da telefonia móvel — com 26,05% de participação, e ganha 3,3 milhões de clientes — passando a possuir quase sessenta milhões de clientes.
Mas, os problemas da Nextel antes da união com a Claro vinha de tempos antes da fusão. Segundo o UOL, em 2017, extel emitiu um comunicado em seu site oficial em que confirmou o desligamento do seu serviço de comunicação por rádio, recurso que existe desde a fundação da empresa em 1997 e que a tornou famosa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
A justificativa da Nextel é que o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço perdesse a atratividade perante os usuários e os “provedores de insumos”, isto é, as fabricantes de celulares.
“Os aparelhos, por exemplo, não são mais fabricados no Brasil e, devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento”, diz a empresa na nota.
COMO EU FAÇO PARA LIGAR NO #1052 DA CLARO?
Disque *1052# diretamente do teclado do seu celular ou envie um SMS para 1052 e escolha a opção que desejar.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]