ADEUS
R$ 3,5B na mesa e fusão com a Claro: O fim de rival nº1 da Vivo no Brasil e milhões de clientes engolidos
29/07/2024 às 22h38
Claro, Vivo e TIM são 3 gigantes que atuam como operadoras de celular no Brasil e possuem milhões de clientes que confiam em seus serviços de telefonia, internet e TV
O fim de rival nº1 da Vivo no Brasil e milhões de clientes engolidos ao fazer uma fusão com a Claro pela bagatela de R$ 3,5 bilhões de reais. Sendo assim, a operadora ficou ainda mais gigante ficando cada vez mais competitiva em sua área de atuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que muita gente deve se perguntar sobre o que foi feito com a operadora Nextel, que também figurava entre o grandes nomes do setor. O fato é que em 2019 a operadora realizou uma fusão com a operadora Claro, com o objetivo de abrir frente contra as concorrentes Vivo e TIM.
A Nextel foi comprada pela Claro, em um longo período de negociações que foi concluída em 2019, com a confirmação da venda pela Nil Holdings, antigo administrador da Nextel de acordo com o portal Tecno Blog. A compra foi feita pelo valor de US$ 948,5 milhões de dólares, que convertido para real, dá a bagatela de R$ 3,5 bilhões de reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o anúncio oficial sobre a fusão entre Nextel e Claro a América Móvil (que administra a Claro no Brasil) e expandiu consideravelmente sua atuação em território nacional, elevando a mesma a uma das principais operadoras de telefonia no Brasil.
Durante sua operação sob o comando da Nil Holdings, a Nextel ocupou a 5ª posição no ranking de operadoras do Brasil, movimentando 1,4% de todo o mercado. E com a fusão das duas empresas, a América Móvil expandiu seus negócios no país, fazendo a Claro corresponder a 26,4% de marketshare no Brasil, e em outros como México, Argentina, Peru e Chile, onde a Nextel mantinha operações, também passaram para o domínio da Claro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando uma empresa é adquirida por outra sempre ocorrem mudanças. Um dos processos de mudança foi o laçamento da marca Claro nxt. A ideia é manter a identidade da Claro e substituir a marca Nextel. De modo geral, o que muda é o atendimento que passou a ser operado pela Claro.
Mas, os problemas da Nextel antes da união com a Claro vinha de tempos antes da fusão. Segundo o UOL, em 2017, a empresa emitiu um comunicado em seu site oficial em que confirmou o desligamento do seu serviço de comunicação por rádio, recurso que existe desde a fundação da empresa em 1997 e que a tornou famosa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção clientes: Vivo coloca fim em serviço vital e traz substituto em 2 passos
● Fim de uma era na Claro, Vivo e +: Anatel anuncia nova lei e afeta serviço n°1 das operadoras
● Anatel ciente: TIM crava fim de serviço crucial e atinge em cheio 60M de clientes HOJE(13)
POR QUAL MOTIVO A RIVAL DA TIM E VIVO FOI VENDIDA?
A justificativa da Nextel é que o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço perdesse a atratividade perante os usuários e os “provedores de insumos”, isto é, as fabricantes de celulares.
“Os aparelhos, por exemplo, não são mais fabricados no Brasil e, devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento”, diz a empresa na nota.
Na época da venda da empresa de celulares amada no Brasil, para a Claro, a justificativa dada pela Nil Holdings, foi de que a Nextel não estava conseguindo acompanhar o ritmo do surgimento de novas tecnologias e a inovação tecnologia, que vinha ocorrendo em ritmo acelerado, deixando seus serviços menos atraentes para os usuários e fabricantes de celulares.
A MARCA NEXTEL NÃO EXISTE MAIS?
A marca não existe mais. Com a fusão da Nextel e Claro a nova marca se chama Claro nxt, conforme citado acima. Nesse caso, não é mais possível contratar planos unicamente da Nextel, que ficou no imaginários dos milhares de clientes que apostaram na marca em determinada época.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]