ADEUS

R$ 3,5B na mesa e fusão com a Claro: O fim de rival nº1 da Vivo no Brasil e milhões de clientes engolidos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Claro e Vivo (Foto: Reprodução / Valor Econômico / Canva)

Claro, Vivo e TIM são 3 gigantes que atuam como operadoras de celular no Brasil e possuem milhões de clientes que confiam em seus serviços de telefonia, internet e TV

O fim de rival nº1 da Vivo no Brasil e milhões de clientes engolidos ao fazer uma fusão com a Claro pela bagatela de R$ 3,5 bilhões de reais. Sendo assim, a operadora ficou ainda mais gigante ficando cada vez mais competitiva em sua área de atuação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que muita gente deve se perguntar sobre o que foi feito com a operadora Nextel, que também figurava entre o grandes nomes do setor. O fato é que em 2019 a operadora realizou uma fusão com a operadora Claro, com o objetivo de abrir frente contra as concorrentes Vivo e TIM.

A Nextel foi comprada pela Claro, em um longo período de negociações que foi concluída em 2019, com a confirmação da venda pela Nil Holdings, antigo administrador da Nextel de acordo com o portal Tecno Blog. A compra foi feita pelo valor de US$ 948,5 milhões de dólares, que convertido para real, dá a bagatela de R$ 3,5 bilhões de reais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o anúncio oficial sobre a fusão entre Nextel e Claro a América Móvil (que administra a Claro no Brasil) e expandiu consideravelmente sua atuação em território nacional, elevando a mesma a uma das principais operadoras de telefonia no Brasil.

Durante sua operação sob o comando da Nil Holdings, a Nextel ocupou a 5ª posição no ranking de operadoras do Brasil, movimentando 1,4% de todo o mercado. E com a fusão das duas empresas, a América Móvil expandiu seus negócios no país, fazendo a Claro corresponder a 26,4% de marketshare no Brasil, e em outros como México, Argentina, Peru e Chile, onde a Nextel mantinha operações, também passaram para o domínio da Claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando uma empresa é adquirida por outra sempre ocorrem mudanças. Um dos processos de mudança foi o laçamento da marca Claro nxt. A ideia é manter a identidade da Claro e substituir a marca Nextel. De modo geral, o que muda é o atendimento que passou a ser operado pela Claro.

Mas, os problemas da Nextel antes da união com a Claro vinha de tempos antes da fusão. Segundo o UOL, em 2017, a empresa emitiu um comunicado em seu site oficial em que confirmou o desligamento do seu serviço de comunicação por rádio, recurso que existe desde a fundação da empresa em 1997 e que a tornou famosa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Claro Nxt é a nova marca das empresas (Foto: Reprodução / Claro)

POR QUAL MOTIVO A RIVAL DA TIM E VIVO FOI VENDIDA?

A justificativa da Nextel é que o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço perdesse a atratividade perante os usuários e os “provedores de insumos”, isto é, as fabricantes de celulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os aparelhos, por exemplo, não são mais fabricados no Brasil e, devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento”, diz a empresa na nota.

Na época da venda da empresa de celulares amada no Brasil, para a Claro, a justificativa dada pela Nil Holdings, foi de que a Nextel não estava conseguindo acompanhar o ritmo do surgimento de novas tecnologias e a inovação tecnologia, que vinha ocorrendo em ritmo acelerado, deixando seus serviços menos atraentes para os usuários e fabricantes de celulares.

Fusão das empresas Nextel e Claro (Foto: Reprodução / Canva)

A MARCA NEXTEL NÃO EXISTE MAIS?

A marca não existe mais. Com a fusão da Nextel e Claro a nova marca se chama Claro nxt, conforme citado acima. Nesse caso, não é mais possível contratar planos unicamente da Nextel, que ficou no imaginários dos milhares de clientes que apostaram na marca em determinada época.

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile