EITA
Fusão com o Itaú e demissão em massa: O triste fim de banco gigantesco após 84 anos no Brasil
30/04/2024 às 12h25
Itaú acabou realizando uma das maiores fusões da história dos bancos no Brasil
Os bancos são essenciais à manutenção do comércio, porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, auxiliando no desenvolvimento da nação. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre uma grande fusão envolvendo o Itaú e outra famosa instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Itaú é um dos maiores bancos do Brasil. A instituição acabou fazendo uma fusão histórica com o Unibanco. A história do banco começou em 1924, quando João Moreira Salles estabeleceu o Banco Moreira Salles em Poços de Caldas, Minas Gerais, inicialmente como a Seção Bancária da Casa Moreira Salles.
Diante de uma fusão ocorrida em abril de 1967, a instituição se uniu ao Banco Agrícola Mercantil, conhecido como Agrimer, originando a União de Bancos Brasileiros (UNIBANCO). A sede foi transferida para o Rio de Janeiro, onde expandiu a sua rede para 330 agências em 10 estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, em 1975, todas as empresas do conglomerado adotaram o nome Unibanco. O Unibanco foi pioneiro no mercado financeiro brasileiro, lançando o Banco1.net, o primeiro banco sem agências, e o cartão de crédito sem plástico, denominado e-Card, para compras online.
De acordo com informações do portal G1, do grupo Globo, em 2008, ocorreu a fusão entre o Unibanco e o Itaú Holding Financeira, provocando uma demissão em massa dos chefões. Nesse período se deu origem ao Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, após 84 anos de existência no Brasil e uma história de muito sucesso, o Unibanco passou a fazer parte de um conglomerado diversificado que se uniu ao Itaú, incluído empresas como Unibanco Seguros & Previdência, Fininvest, Hipercard, Luizacred, PontoCred, entre outros.
Na época, a instituição emitiu uma nota afirmando que a operação “surge em momento de grandes mudanças e oportunidades no mundo, particularmente no setor financeiro”. Atualmente o Itaú é um dos maiores bancos privados em atividade no Brasil com milhões de clientes nas cinco regiões.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Descanse em paz: Fim de serviço popular do Itaú em 2024 após anos gera tristeza em clientes
● R$35B: Demissões e fechamento de 21 agências do Itaú geram fúria em bancários
● Fim de serviço crucial do Itaú após 39 anos confirmado em jornal da Globo e o comunicado oficial
Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?
No ano passado, segundo informou o G1, dados do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC), mostrou quais eram os 10 maiores bancos do país em número de clientes. Algo surpreendente foi o Nubank ter ultrapassado o Banco do Brasil. Uma marca considerada surpreendentemente histórica:
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes
- Bradesco: 104.486.688 clientes
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes
- Nubank: 77.665.209 clientes
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes
- Santander: 64.360.563 clientes
- Original: 50.266.862 clientes
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes
- AME Digital: 32.678.718 clientes
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]