Banco tradicional, aclamado e com milhares de clientes, teve fusão com o banco Santander e chegou ao fim no Brasil após 55 anos de história
O Santander é um dos principais bancos do país e prova disso, é que a instituição tem milhares de clientes espalhados pelo Brasil. E para ser referência, ele já precisou comprar outros gigantes e um desses foi um dos bancos mais tradicionais da história do nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O setor bancário é um dos mais rentáveis, e prova disso é que sempre surgem grandes bancos. Uns veem para ficar, outros fazem história e acabam chegando ao fim, e hoje vamos comentar sobre o fim caótico de um gigante banco brasileiro.
Fundado em 1943, o Banco Noroeste foi uma instituição bancária originalmente pertencente às famílias Simonsen e Cochrane e que era dirigida por Mário Wallace Simonsen. A instituição financeira era parte de um conglomerado que incluía a Panair (companhia aérea), a Comal (maior exportadora de café do Brasil à época), a extinta TV Excelsior, entre outras empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele brilhou no país por 55 anos e isso fez dele um dos principais por aqui. Afinal, um banco passar dos 50 anos, significa que ele é sinônimo de tradição e confiança, e é claro, é o número 1° na lista dos clientes. Mas, nem tamanha tradição e sucesso lhes prepararam para o ano de 1995.
Conforme informações do site Panorama Mercantil, foi nesse ano que o Banco Noroeste, viu-se envolvido em uma fraude de proporções épicas. A situação foi tão catastrófica, que o banco até então respeitado no mercado, acabou abalado no setor bancário. Nelson Sakagushi, então diretor da área internacional do banco, desviou US$ 242 milhões durante três anos a partir de uma agência do Noroeste no Caribe. A quantia torna o maior desfalque a banco da história do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O escândalo fez o banco perder seu prestígio e o pior estava por vir. Em 1998, o grupo Santander fechou a aquisição do Banco Noroeste, marcando o início de uma nova fase que levaria à descoberta de mais fraude. Foi revelado ainda mais roubos. Por fim, após 55 anos de história, o gigante chegou ao fim após a fusão.
QUANTAS AGÊNCIAS TEM O SANTANDER?
Hoje o Santander está presente em todas as regiões do país, cerca de 3 mil agências e 36 mil caixas eletrônicos (incluindo 24 Horas). Ele ainda possui 55 mil colaboradores e 65 milhões de clientes. Em 2022, foi considerado o terceiro banco mais rentável do mundo em retorno sobre o patrimônio (ROE). Essas informações são do próprio banco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE