CHOCANTE

R$ 690 milhões na mesa: A fusão colossal da Casas Bahia com gigante dos eletrodomésticos para aniquilar a Magalu

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Magazine Luiza e Casas Bahia se enfrentam no setor do varejo (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresa se uniu com outra grande marca para aumentar ainda mais os negócios no Brasil

Sem muita surpresa, a Magazine Luiza lidera o setor do varejo no país. Porém, o grupo enfrenta outra antiga concorrente que tem uma grande força no mercado: a Casas Bahia.

Em 2022, o Brand Finance revelou que o valor da Magalu estaria em torno de R$ 6,83 bilhões. Já a rival, que é antiga no ramo, aparece um pouco mais abaixo com R$ 5,60 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há 72 anos em atividades, a Casas Bahia fez um negócio revolucionário. Para quem não acompanhou, em 2010, o grupo se fundiu com o Ponto Frio, que era outra importante rede de eletrodomésticos, com a aplicação de R$ 690 milhões.

Hoje, a Casas Bahia mantém 940 lojas abertas no Brasil, concorrendo diretamente com a Magazine Luiza (Foto: Divulgação)

Segundo o Correio Braziliense, a união resultou na criação da Via Varejo. Na época, essa aprovação foi concedida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, apenas após uma regra imposta sobre questões mercadológicas no Brasil.

Na negociação, as empresas aceitaram vender 74 lojas do novo grupo em 54 munícipios. Essa medida foi imposta para garantir que haveria concorrência, sem monopolização, já que, juntas, a Casas Bahia e o Ponto Frio apresentavam participação superior a 60%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o jornal O Globo, a companhia enfrenta um processo de Recuperação Extrajudicial. Apesar do alto faturamento, este ano, eles tentam reestruturar uma dívida de R$ 4,1 bilhões. Executivos da marca preveem uma reação antes do esperado.

Em 2010, o Ponto Frio se fundiu às lojas da Casas Bahia em um negócio avaliado em R$ 690 milhões (Foto: Divulgação)

Quantas lojas da Casas Bahia têm no Brasil?

No último ano, por causa da ação para reorganizar as contas, o grupo fechou alguns dos espaços de vendas. Hoje, eles mantêm 940 deles em funcionamento, distribuídos em 22 estados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile