Para decretar o fim definitivo

700 milhões na mesa: A fusão de 3 gigantes do varejo para vingar o Sonda e finalmente destronar o Carrefour

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Sonda e Carrefour (Reprodução - Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 gigantes se uniram, fizeram fusão e decidiram vingar o Sonda detonando o Carrefour

3 gigantes do varejo resolveram vingar o Sonda e se unir para acabar de vez com o Carrefour na luta pelos clientes no Brasil.

Para contextualizar essa vingança, nós vamos começar falando primeiramente do poder que o Carrefour tem no sul do país, desbancando o Sonda, que era uma das principais redes de supermercados do local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do Exame, essas são as maiores redes de supermercados do Brasil:

RedeReceita (R$ bilhão)Nº de lojasSede
Grupo Pão de Açúcar57,31.882SP
Carrefour31,4NDSP
Walmart25,9547SP
Ceconsud9,7205SE
Zaffari3,330RS
Irmãos Muffato2,737PR
Condor Super Center2,635PR
Supermercados BH2,35117MG
Sonda Supermercados2,332SP
Angeloni2,226SC
DMA Distribuidoras2,191MG
SDB Comércio de Alimentos2,0748SP
Y. Yamada1,7736PA
Coop1,7628SP
Savegnago1,5734SP
Líder Comércio e Indústria1,5415PA
Carvalho e Fernandes1,351PI
Multi Formato Distribuidora1,223MG
Supermercado Zona Sul1,134SP
Comercial Zaragoza1,0912RJ
AM/PM comestível1,041.377RJ
Giassi & Cia1,0312SC
Supermercado Bahamas1,00228MG
Companhia Sulamericana135PR
Supermercados Irmãos Lopes0,80726SP

Percebe-se como o Carrefour se mantém extremamente acima do Sonda.

QUAIS FORAM AS FUSÕES?

De acordo com informações do SA + Varejo, três redes regionais de supermercados: Osmar Nicolini, o Aviário Nicolini e o Super Engenho , resolveram se unir e lançar uma única marca.  Com isso, o novo negócio, firmado no Rio Grande do Sul, deve gerar um faturamento de R$ 700 milhões este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os supermercados que serão fundidos pertencem às famílias Nicolini e os Frighetto. A nova operação se chamará Nicolini. Com a união dos supermercados, a rede passa a ter 16 unidades distribuídas em oito cidades gaúchas: Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Pelotas, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel.

A fusão de empresas tem sido uma prática crescente no mercado como alternativa para a captação de recursos. A estratégia possibilita uma expansão maior em muito menos tempo. Outra alternativa recorrente entre as redes menores para crescer sem ser de forma orgânica, o que demoraria e demandaria muito estudo, é a aquisição de lojas e bandeiras.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile