Uma varejista gigante fez uma fusão colossal com rival para desbancar a C&A
Com o objetivo de criar o maior grupo de modas do país, uma varejista gigante que possui loja no Shopping Cidade SP, realizou uma fusão com uma rival para derrubar a C&A.
Ocorre que o que chamou a atenção foi o valor da fusão das varejistas que pode alcançar juntas a bagatela de R$ 12 bilhões de reais.
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Acontece que apesar do aumento das vendas online, os centros comerciais continuam sendo importantes para a economia do nosso país.
O Shopping Cidade SP por exemplo, abriga uma variedade de lojas, oferecendo mais de 150 estabelecimentos comerciais, incluindo marcas renomadas e diversificadas opções de compras.
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A Arezzo inclusive, possui uma loja no Shopping Cidade SP e foi exatamente essa gigante, que ainda conta com mais de 356 lojas espalhadas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros, que se uniu com uma concorrente.
De acordo com informações do portal UOL, em fevereiro de 2024 foi anunciado a fusão entre a Arezzo e a Soma, fazendo com que o novo grupo de moda tenha um faturamento chocante de R$ 12 bilhões.
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Conforme aponta especialistas, os dois principais motivos das rivais da C&A estão associados em recuperar o valor que as empresas perderam na época da pandemia da Covid-19, além de se tornar o maior conglomerado de moda do Brasil.
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A rivais da C&A anunciaram a fusão no dia 5 de fevereiro de 2024. Os varejistas viram como positiva a união dos 2 conglomerados, visto que o negócio envolve mais de 20 marcas, que funcionariam sob o mesmo guarda-chuva, como Arezzo, Farm, Animale, AR&CO (novo nome da Reserva) e Hering.
Com a fusão, o Grupo contará com 2.000 lojas, sendo elas próprias e franquias, onde tanto Arezzo quanto a Soma são empresas com boas marcas e boas condições financeiras.
COMO FICARÁ A DIVISÃO DAS EMPRESAS E AS VANTAGENS DOS CONSUMIDORES?
O negócio é avaliado em R$ 12 bilhões, mas se fosse feito em 2021, seria próximo de R$ 20 bilhões, aponta Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores. A especialista também pontua que as marcas possuem boas condições financeiras.
“É importante entender que tem um lado de buscar valor para as duas marcas, para que elas retomem os seus valuations originais. O que se imagina é que essa fusão vai potencializar o valor de ambas as companhias e que possa então recuperar o montante perdido”, garante Ana Paula Tozzi, evidenciando que a queda no valor das empresas está associada ao impacto da pandemia.
O fenômeno aconteceu em todo o setor de varejo, não apenas com Arezzo e Soma, mas também com uma de suas principais rivais, a C&A.
“No Brasil não existe uma ‘house of brands’ nem próxima do que vai se tornar o resultado dessa fusão. Ela de fato passa a dominar o mercado de moda premium brasileiro com um portfólio bastante abrangente”, apontou Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail.
A Arezzo terá 54% do negócio, enquanto a Soma ficará com 46%. A operação será realizada através de troca de ações, de acordo com fato relevante.
O mercado destaca que o novo grupo deve continuar com a identidade de cada uma das marcas, onde também trará mais opções ao consumidor.
A C&A VAREJISTA PODE SER VENDIDA?
De acordo com informações do jornal O Globo, não existe nenhum anúncio oficial obre uma possível venda da C&A.
Informações apontam que a C&A teria consultado fundos e grupos estratégicos para a venda, porém, não anunciou a comercialização de ativos no país.
Vale destacar que um dos motivos para a possível venda possa ser a presença da empresa em outros mercados que geram mais lucros. Atualmente, a marca é presente em vários países do mundo, sendo metade na Europa.