Se surpreenda com a possibilidade de deixar de pagar o IPTU em 2024 e se livre do tão temido imposto, com uma isenção
Para quem não sabe, o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo municipal cobrado anualmente dos proprietários de imóveis residenciais e comerciais localizados nas zonas urbanas das cidades.
Sabendo disso, existe uma maneira de deixar de pagar o IPTU em 2024, fazendo alguns passos online, e assim, garantir a isenção do imposto, contudo, o benefício é apenas para algumas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo consta no site oficial da prefeitura de São Paulo, para se ter acesso à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, de imóveis na cidade Paulista, podem ter acesso, aposentado ou pensionista, bem como de beneficiário de renda mensal vitalícia paga pelo Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS e de beneficiário do Programa de Amparo Social ao Idoso.
Essas pessoas podem solicitar a isenção do IPTU, apresentando o Requerimento Eletrônico de Isenção por meio do Sistema de Isenção de Aposentados, o SIIA.
Contudo, é necessário apresentar a documentação específica e atender a alguns requisitos, como ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia; apresentar declaração de próprio punho, afirmando não possuir outro imóvel neste município ou em qualquer outro município do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda é necessário utilizar efetivamente o imóvel como sua residência. Ter rendimento mensal (benefício, investimentos, rendas em geral) que não ultrapasse 3 (três) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total.
Podendo também ter apenas a isenção parcial, quando o rendimento mensal for entre 3 (três) e 5 (cinco) salários mínimos no exercício a que se refere o pedido. Ainda é importante que o imóvel faça parte do patrimônio do solicitante e tenha valor venal de até R$ 1.594.906,00.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior imposto pago pelos brasileiros?
Segundo o portal “senado” a maior arrecadação vem do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que está em todos os serviços e produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE