O instituto alemão GfK, que já vem trabalhando na montagem de um painel para aferição de audiência de TV no Brasil há três anos, para concorrer com o Kantar Ibope Media, pode estrear em breve.
Após diversos adiamentos por causa do processo de implantação do sistema de medição no país, o GfK possivelmente vai começar a apresentar ao mercado publicitário seus primeiros números de audiência oficiais a partir da próxima segunda-feira (27), como informa Flávio Ricco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O instituto alemão trabalhará nas mesmas 15 regiões medidas atualmente pelo Ibope, mas contará com 6 mil aparelhos.
Segundo dados vazados, no GFK o “Pânico” está batendo fácil o “Encrenca” da Rede TV!.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dado que se sabe antes da divulgação dos índices oficiais, é que a diferença entre os números aferidos pelo GfK e pelo Ibope, é muito pequena, com decimais que esbarram em margens de erro. A RedeTV!, por exemplo, cuja oscilação depende muito dos decimais, tem aparecido com audiência menor no instituto alemão com audiência. Nem os moradores de favelas, presentes na aferição do GfK e ausentes nas do Kantar Ibope, têm provocado alterações significativas.
A implantação do GfK no Brasil está sendo custeada por SBT, Record e RedeTV!, que no período de cinco anos, investirão US$ 100 milhões. A Band fazia parte do grupo até o ano passado, mas desistiu.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE