Já está dando o que falar há algum tempo a instalação e o funcionamento do instituto alemão “GFK” aqui no Brasil. O concorrente do “Ibope” mostra números diferentes e que chegam a variar até 50% em relação ao rival.
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Vale lembrar que a Globo não é cliente do “GFK”, pois resolveu aguardar a liberação de seus dados, mas não descarta uma adesão futura ao instituto alemão, em parceria com as outras emissoras que se dispuserem a fechar tal acordo. No entanto, o canal carioca não é apenas o que mais tem audiência em ambos os institutos, como chega a ter uma “gorda” vantagem no “GFK” em relação ao concorrente brasileiro.
Segundo Ricardo Feltrin, do UOL, há diferenças em algumas faixas de horário que variam de 10% a 50%, de acordo com acompanhamento feito em tempo real por sua coluna dos dois institutos.
Na madrugada desta terça, 2, enquanto o “MasterChef” era transmitido na Band, o Ibope apontava liderança isolada para a emissora do Morumbi com 8,9 pontos, enquanto a Globo aparecia com 6,9 à 00:22 hora.
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Na medição do GFK, no mesmo minuto, a Band estava na vice com 9,7 pontos contra 10,3 da emissora dos Marinho, o que mostra uma gritante diferença de 49,2% nos dados da Globo.
Em um outro exemplo, o colunista destaca a oscilação de 25% a mais no GFK para a Globo no horário do “Vídeo Show”: de 9,4 pontos para 11,8 às 14:23 horas, na última segunda-feira.
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Outras emissoras também se mostram mais assistidas, de acordo com medições do instituto alemão. São elas, segundo Feltrin: SBT e RedeTV!, que chega a ter o dobro de audiência do que o medido pelo Ibope no mesmo horário.
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Há duas hipóteses para os institutos não “falarem a mesma língua”: suas metodologias, que são diferentes ou o fato de o GFK medir 150 domicílios a mais que o seu concorrente na Grande São Paulo.
Os bispos da Record devem estar decepcionados com o tanto que investiram no GFK, que mostra apenas a Globo ainda mais assistida e as outras concorrentes crescendo mais do que ela.