Concorrente do Ibope, GFK terá que pagar multa milionária a emissoras por quebra de contrato

Donos dos canais da Simba. Foto - montagem.

Donos dos canais da Simba. Foto - montagem.

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Logo da empresa alemã. Foto – divulgação.

Concorrente do Ibope, a GFK já encerrou as suas atividades no Brasil. A empresa alemã tinha como suas principais patrocinadoras os canais da Simba, SBT, RedeTV! e Record.

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Mas a insatisfação dos dois lados fez com que a relação entre as empresas se rompesse meses atrás. Agora, ficou decidido em acordo uma ‘indenização’ em que a GFK pagará para os três canais.

Desde o início de 2017 a Record e a RedeTV!, pelo menos, já faziam vários protestos pela demora na entrega de dados de audiência por parte da empresa. De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, a verdade é que a GfK nunca entregou o que prometeu.

Ainda de acordo com Feltrin, a empresa alemã deve pagar a bolada de cerca de R$ 40 milhões às três TVs e mais um tanto a outros fornecedores de serviço.

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Na prática, a GfK estaria oferecendo de volta às TVs aproximadamente tudo que elas investiram na empresa nos últimos 3 anos e mais alguma correção monetária.

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Por telefone, a empresa alemã GFK, que até setembro de 2017 era concorrente do Kantar Ibope na medição de audiência, está fazendo uma curiosa orientação a cerca de 6.600 famílias espalhadas pelo Brasil.

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A empresa estava simplesmente recomendando que as pessoas desinstalem as caixas de medição de audiência que estavam acopladas a seus televisores e depois a descartem no lixo eletrônico mais próximo de casa.

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Quem instalou as caixas foi a própria GfK, nos últimos três anos. Procurada, a empresa não se pronunciou sobre o assunto. Como ela já não opera mais o serviço, ela informou que não iria fazer a desinstalação das caixas.

O prejuízo apenas com esse lixo eletrônico seria de aproximadamente 35 milhões de reais. Uma bolada jogada fora!

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