Gigante teve falência decretada e deu adeus à mercados como Assaí e Carrefour
Muitas empresas faliram nos últimos anos e nessa matéria vamos relembrar uma que fez histórias em suas décadas de existência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa em questão era uma gigante alimentícia que acumulou dívidas bilionárias, não conseguiu resistir e deu adeus para os mercados como Carrefour, Assaí e outros, vistos que seus produtos foram arrancados das prateleiras.
A gigante em questão é o Frigorífico Chapecó que teve sua falência decretada em 2005. A empresa brasileira atuava em todo o mercado nacional e era uma importante exportadora para mais de 50 países. Contava com oito unidades industriais, 5 mil empregados e 3 mil produtores integrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1997, o BNDES assumiu o controle da empresa com o apoio do Banco do Brasil e do Banco Bozzano Simonsen.
Dois anos depois, em 1999, o BNDES fechou um acordo com o grupo argentino Macri para assumir o controle da Chapecó, reduzindo sua dívida financeira de 285 milhões de dólares para 138 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, em agosto de 2000, o frigorífico teve o sigilo bancário de duas contas quebrado para investigar a possível intermediação de recursos do BNDES pelo ex-secretário-geral da Presidência Eduardo Jorge Caldas Pereira.
+ R$ 18,2 bilhões: O fim de serviço aclamado da Notredame Intermédica após 4 anos e mundo da saúde paralisado
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A crise se agravou ao longo dos anos, levando a empresa a demitir 4.700 funcionários e a interromper o pagamento aos fornecedores. A falta de estoque de milho resultou na morte de cerca de 7 milhões de frangos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2004, a Chapecó entrou com pedido de concordata, mas em abril de 2005, a juíza Rosane Portella Wolff decretou a falência das empresas Indústria e Comércio Chapecó e Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, devido às dívidas que chegaram a cerca de 1 bilhão de reais.
QUAL OUTRA EMPRESA GIGANTE CHEGOU AO FIM?
A falência de uma grande empresa sempre causa um impacto significativo na sociedade e na economia, pois afeta diversos setores e a vida de muitas pessoas envolvidas.
Um exemplo marcante é a Mabe, empresa mexicana de eletrodomésticos que era líder de mercado por um longo período. Chegando do México, o grupo controlava marcas conhecidas como Dako e Continental no Brasil.
Inicialmente, a empresa exportava seus eletrodomésticos para cerca de 70 países, gerando bilhões de reais em receita. Durante seu auge no país, a Mabe empregava mais de 4 mil colaboradores. No entanto, assim como seu rápido crescimento, sua queda também foi drástica. Em 2013, a empresa teve que solicitar recuperação judicial devido a sérios problemas de liquidez