Chocante!
Terror da falência em 2024: 2 gigantes alimentícias, incluindo queridinha dos panetones, lutam pra sobreviver
01/02/2024 às 10h22
2 gigantes alimentícias lutam pra sobreviver contra falência em 2024
Empresas gigantes alimentícias, incluindo a marca queridinha dos panetones, estão na beira da falência após acumular milhões em dívidas, e agora lutam pra sobreviver em 2024 com pedido de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, as empresas Village Cepam Indústria de Chocolates e a Cepam Comércio de Alimentos, ambas com sede em São Paulo, entraram com pedido de recuperação judicial no último dia 23 de janeiro, com dívidas que somam R$73,4 milhões, de acordo com a Folha de S.Paulo.
Para quem não reconhece, as empresas pertencem às famílias que fundaram a Cepam em 1868 e a Village em 1973. A Village é uma das mais populares fabricantes de bolos, biscoitos d panetones do país, que até 2022 também produzia ovos de Páscoa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto a Cepam, famosa padaria da zona leste paulistana, já foi apontada como a maior da América do Sul, com 2.500 metros quadrados, espaços que também abriga um amplo restaurante. Juntas, empregam cerca de 600 pessoas.
Na petição, a defesa da Village argumentou que a recuperação judicial é consequência da pandemia de Covid-19 que comprometeu a operação da empresa desde 2020. Até então, informa o advogado Otto Willy Gübel, a empresa não dependia de empréstimos bancários para operar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A pandemia do Covid-19 fez com que alguns empréstimos bancários tivessem que ser contraídos pelas requerentes, especialmente para manter seus funcionários ativos e cobrir os custos altíssimos da operação”, diz a defesa. “Como resultado dos intensos, mas infrutíferos empenhos, o cenário econômico-financeiro da Cepam e da Village Cepam se agravaram vertiginosamente a ponto de ter que procurar, no mercado, o socorro necessário”, informa o texto.
Na Cepam, são produzidos diariamente cerca de 16 mil pães franceses e 11,2 mil produtos. Aos fins de semana, a padaria recebe aproximadamente 8.000 clientes. A empresa é responsável por kits de lanches de grandes hospitais, como o Albert Einstein, em São Paulo, além de fornecer pão de hambúrguer para a rede de lanchonetes Bob’s, diz a petição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Se o pedido de recuperação judicial for deferido, as companhias terão 60 dias para apresentar o plano e todas as ações contra elas estão suspensas por 180 dias. A Cepam já teve um pedido de falência distribuído no ano passado -fato que, segundo a defesa, despertou “gatilho” nos demais credores, que recorreram à Justiça.
Qual porcentagem de empresas que conseguem sair da recuperação judicial?
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.