Chocante!

Terror da falência em 2024: 2 gigantes alimentícias, incluindo queridinha dos panetones, lutam pra sobreviver

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Gigantes alimentícias lutam pra sobreviver contra falência (Reprodução/Montagem TV Foco)

2 gigantes alimentícias lutam pra sobreviver contra falência em 2024

Empresas gigantes alimentícias, incluindo a marca queridinha dos panetones, estão na beira da falência após acumular milhões em dívidas, e agora lutam pra sobreviver em 2024 com pedido de recuperação judicial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, as empresas Village Cepam Indústria de Chocolates e a Cepam Comércio de Alimentos, ambas com sede em São Paulo, entraram com pedido de recuperação judicial no último dia 23 de janeiro, com dívidas que somam R$73,4 milhões, de acordo com a Folha de S.Paulo.

Para quem não reconhece, as empresas pertencem às famílias que fundaram a Cepam em 1868 e a Village em 1973. A Village é uma das mais populares fabricantes de bolos, biscoitos d panetones do país, que até 2022 também produzia ovos de Páscoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a Cepam, famosa padaria da zona leste paulistana, já foi apontada como a maior da América do Sul, com 2.500 metros quadrados, espaços que também abriga um amplo restaurante. Juntas, empregam cerca de 600 pessoas.

Na petição, a defesa da Village argumentou que a recuperação judicial é consequência da pandemia de Covid-19 que comprometeu a operação da empresa desde 2020. Até então, informa o advogado Otto Willy Gübel, a empresa não dependia de empréstimos bancários para operar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A pandemia do Covid-19 fez com que alguns empréstimos bancários tivessem que ser contraídos pelas requerentes, especialmente para manter seus funcionários ativos e cobrir os custos altíssimos da operação”, diz a defesa. “Como resultado dos intensos, mas infrutíferos empenhos, o cenário econômico-financeiro da Cepam e da Village Cepam se agravaram vertiginosamente a ponto de ter que procurar, no mercado, o socorro necessário”, informa o texto.

Na Cepam, são produzidos diariamente cerca de 16 mil pães franceses e 11,2 mil produtos. Aos fins de semana, a padaria recebe aproximadamente 8.000 clientes. A empresa é responsável por kits de lanches de grandes hospitais, como o Albert Einstein, em São Paulo, além de fornecer pão de hambúrguer para a rede de lanchonetes Bob’s, diz a petição.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se o pedido de recuperação judicial for deferido, as companhias terão 60 dias para apresentar o plano e todas as ações contra elas estão suspensas por 180 dias. A Cepam já teve um pedido de falência distribuído no ano passado -fato que, segundo a defesa, despertou “gatilho” nos demais credores, que recorreram à Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual porcentagem de empresas que conseguem sair da recuperação judicial?

Até agosto de 2023, 1593 empresas pediram falência ou recuperação judicial no Brasil, conforme dados da Serasa Experian. O número já se aproxima ao total de pedidos de 2022, que foi de 1699.

Padaria Cepam (Reprodução/Internet)

Panetone Village (Reprodução/Internet)

Produtos da panificadora (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile