VISHE!

4 bilhões e nova queridinha do Brasil: Gigante das cervejas chega como bomba pra destronar Skol e Brahma

28/11/2023 às 11h10

Por: Lennita Lee
Brahma e Skol, ambas da AMBEV, estão prestes a serem destronadas por nova queridinha (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Brahma e Skol, ambas da AMBEV, estão prestes a serem destronadas por nova queridinha (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Nova queridinha chega para desbancar Skol e Brahma no mercado cervejeiro

E uma nova queridinha, porém gigante e conhecida entre brasileiros quando falamos em cerveja, acaba de surgir para o desespero de rivais, prometendo destronar tanto a Brahma como a  Skol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da gigante holandesa Heineken, mas você deve estar se perguntando: “Ué?, nova por que?” Calma que a gente explica!

Crescendo para arrasar

A novidade em questão que está tirando o sono de marcas gigantes como a AMBEV, detentora da marca Brahma e Skol, é que a holandesa pretende aumentar ainda mais a sua produção e está investindo pesado nesse objetivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal NeoFeed, só no Brasil, a Heineken está investindo uma quantia de R$ 80 milhões para aumentar a produção da Heineken 0.0, sua cerveja zero álcool, que ainda é uma novidade para muitos brasileiros.

A maior parte desse recurso está sendo destinada para a fábrica de Araraquara, no interior de São Paulo, que tem uma posição logística privilegiada de distribuição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Euromonitor, empresa conhecida no setor de pesquisa de mercado, a categoria de cerveja zero álcool deve encerrar este ano com crescimento de 24% no País.

E a bebida vem ganhando espaço no copo dos consumidores brasileiros. O consumo aumentou de 2,5% para 3% do total do mercado de cervejas em 12 meses.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1- Destronando a maior rival …

Com isso, a AMBEV que durante muito tempo dominou sozinha o mercado das “zero alcool” com a linha Brahma zero, agora fez um novo lançamento com Bud Zero (Budweiser) para competir com o produto da concorrente.

Mas nessa competição, como mencionamos, a Heineken está pesando a mão em investimento. Nos últimos anos, a cervejaria aportou R$ 4,5 bilhões no País em diferentes tipos de projetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para o verão de 2024, a Heineken vai trazer uma nova categoria aonde a AMBEV também está praticamente sozinha com a Skol Beats.

Batizada de Amstel Vibes, a bebida tem teor alcoólico de 7,9% e sabores de limão e morango com melancia. Neste início, a distribuição ficará concentrada na região Sudeste mas não foram revelados os dados de produção e expectativa de venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2- Investimento pesado

O capítulo final dessa fase se encerra em meados do próximo ano de 2025, com a construção da 15ª cervejaria na cidade mineira de Passos, a mais nova queridinha do pedaço.

Com 14 cervejarias no País, a nova unidade está localizada estrategicamente a menos de 400 quilômetros de Belo Horizonte e da capital paulista.

Ainda de acordo com a NeoFeed, ela será considerada uma das maiores e mais tecnológicas fábricas da companhia no mundo.

Um processo parecido está ocorrendo na ampliação da unidade localizada em Igarassu, município de Pernambuco. Anunciada no primeiro trimestre deste ano, a fábrica está recebendo um investimento de R$ 1,2 bilhão.

2- Tecnologia de ponta

Fora tudo isso, a cervejaria ainda contará com o auxílio da AI (Inteligência Artificial) para reduzir o consumo de água (que é a principal matéria-prima da cerveja) e “calibrar” a dosagem de outros ingredientes como malte e lúpulo.

Qual é o atual cenário da concorrência da Heineken x Ambev nos mercados?

Além dos rótulos Heineken, Amstel e Devassa, a gigante  holandesa é detentora das marcas como: Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden entre outras

Vale dizer que ela tem um share no mercado total de cervejas de 29%.

Já a Ambev ainda lidera, com Brahma, Skol, Stella Artois e Spaten, ela domina 58% do mercado cervejeiro, um crescimento de 3 pontos percentuais no fim do primeiro semestre, segundo informações do relatório do Bank of America (BofA).

*Segunda maior holding bancária nos Estados Unidos. Desde 2010, o Bank of America é a quinta maior empresa americana em termos de receitas totais, e a terceira maior empresa não petrolífera dos Estados Unidos.

Mas quando falamos no segmento das cervejas premium, o resultado é o oposto.

De acordo com um relatório da UBS BB, a Heineken lidera no segmento premium de cervejas, com 45% de share x 28% da Ambev.

Vale destacar que essa categoria tem crescido cada vez mais no mercado brasileiro quando o assunto é preferência por cerveja.

Em aproximadamente uma década, a chamada “premiunização” aumentou sua participação no volume total de vendas de cerveja de 4% para 20%.

E como mencionamos acima, essa “disputa” entre gigantes está só começando …

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Ambev
Brahma
Cerveja
Heineken
skol

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.