Gigante do RJ exposta por JH, vive drama parecido com a da Polishop
Uma gigante empresa do Rio de Janeiro está tendo que lidar com um momento delicado. Hoje a beira da falência, sua situação até virou notícia no Jornal Hoje de César Tralli.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a situação dessa gigante é extremamente delicada, uma vez que se ela falir, ela afeta diretamente milhões de pessoas que moram e precisam do transporte público no Rio de Janeiro.
Estamos falando da SuperVia, que é uma empresa operadora de transporte ferroviário no RJ. Conforme informações do G1, desde 2021, a empresa está em recuperação judicial, por conta de um prejuízo que chega a R$ 1,2 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa alegou que o motivo da crise, é em decorrência da pandemia, congelamento de tarifas e outras questões relacionadas à segurança pública. E a situação da empresa em 2024, segue muito delicada.
Uma reportagem do Bom Dia Rio divulgada no dia 15 de maio de 2024, mostrou que a Justiça do RJ estava cobrando explicações governador Cláudio Castro, a respeito da recuperação judicial da SuperVia. A empresa admitiu que está em dificuldades financeiras e pode decretar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO EXPOSTA NO JH
Em abril do ano passado, César Tralli usou o Jornal Hoje para expor que a SuperVia havia mandado um ofício à Secretaria Estadual de Transportes dizendo que não tinha mais interesse na concessão. Na época, foi exposto que a empresa enfrenta um momento delicado com a dívida de 1 bilhão e dificuldade na recuperação judicial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SITUAÇÃO SIMILAR A DA POLISHOP
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polishop é uma das maiores varejistas do país e prova disso é que ela é uma das mais queridas do público. Comum em shoppings, ela tem diversas lojas espalhadas pelo país.
Apesar disso, ela vive um momento delicado, tal qual a SuperVia. Apesar de serem de ramos diferentes, o momento que elas vivem é parecido. Acontece que a Polishop também está em processo de recuperação judicial.
Conforme informações do site Bloomberg Línea, em 20 de maio de 2024, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial alegando uma dívida de R$ 352 milhões. Ela também luta para sobreviver.
A SUPERVIA É PRIVATIZADA?
Conforme informações do jornal O Globo, em 28 maio de 2019, a GUMI (Guarana Urban Mobility Incorporated) assumiu o controle acionário da SuperVia, detendo quase 90% do controle. A empresa é subsidiária controlada pela tranding japonesa Mitsui. Então, a empresa passou a ser privatizada.