Uma gigante dos cafés apela para não falir em 2024, com fechamento em massa e bilhões de dívidas
Uma gigante dos cafés afunda e está apelando para não falir em 2024, já que está encarando o fechamento em massa de diversas unidades e quase 2 bilhões de reais em dívidas, pegando todos os clientes de surpresa.
Os últimos anos estão sendo bastante complicados para grande parte das empresas, principalmente por conta da crise financeira deixada pela pandemia da Covid-19, e muitas delas estão tendo que tomar medidas drásticas para seguirem abertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, a empresa SouthRock Capital, que é dona da gigante dos cafés, Starbucks, entrou com um pedido de recuperação judicial no dia 31 de outubro de 2023, por conta de graves problemas financeiros.
Ainda segundo o site da Globo, há registros de que a rede teve mais de 40 lojas fechadas em todo o país, já que tinham 187 unidades em operação no Brasil e agora conta apenas com 144 com as portas abertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A SouthRock Capital listou uma série de fatores que os levaram a essa crise financeira, uma delas é a questão da economia brasileira e também foram prejudicados pela pandemia da Covid-19, com as vendas caindo em 95% no ano de 2020.
Nos anos seguintes, 2021 e 2022, a Starbucks também seguiram com as vendas abaixo das expectativas, o que não colaborou com a recomposição do fluxo de caixa, gerando dificuldades de capital de giro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É evidente que o excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito comprometeram a capacidade de as requerentes honrarem seus compromissos”, disse o documento.
De acordo com o ‘G1’, a SouthRock está com uma dívida de 1,8 bilhão de reais, mas a lista de credores não foi divulgada pela empresa.
Quando a Starbucks foi fundada?
A Starbucks é uma das principais redes de cafés do mundo inteiro, tendo centenas de clientes todos os dias, foi fundada no dia 30 de março de 1971, por Gordon Bowker, Zev Siegl, Jerry Baldwin, em Washington, no Estados Unidos.
Vale ressaltar que a SouthRock é dono da Starbucks Brasil e também do Eataly e do restaurante TGI Friday’s.