EITA
Extinto na ANS: Gigante dos planos de saúde abandona TODOS os clientes e fecha as portas no Brasil
28/05/2024 às 21h35
Fim decretado na ANS e clientes desesperados com a notícia
No Brasil, os planos de saúde são uma alternativa ao SUS (Sistema Único de Saúde). Nessa matéria, no entanto, falaremos de uma nova gigante dos planos de saúde que acaba de anunciar o fechamento de suas portas e o abandono de milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando da Cuidar.me, empresa que criou um plano de saúde popular com cobertura hospitalar que tinha sociedade com rede de clínicas Dr. Consulta. A startup fundada em 2020, anunciou o fim das atividades no dia 01 de maio de 2024.
Conforme o portal O Globo, o anúncio gerou uma série de questionamentos e revolta entre os participantes. A Cuidar.me alegou que assegurou aos usuários as opções de migração para um plano da operadora Plena Saúde, a portabilidade sem custo ou a rescisão contratual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a empresa de plano de saúde, a migração para a operadora Plena Saúde garante aos clientes todas as condições contratuais anteriormente vigentes. Além disso, o valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.
Parte da rede de atendimento da Cuidar.me é formada pelas unidades da Dr. Consulta, grupo de clínicas de baixo custo que tem: Jorge Paulo Lemann, José Galló e Nizan Guanaes entre seus investidores. Segundo o portal O Globo, o trio investiu em 27,5% da Cuidar.me no fim de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento Cuidar-me:
“A Cuidar-me Saúde informa que optou por encerrar suas operações no setor de planos de saúde e seguirá em outro ramo de atividade, após término de processo de saída ordenada do mercado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do reajuste e +6 benefícios: Lei do plano de saúde em vigor traz pacote com 7 vitórias aos idosos 60+
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
Em linha com as melhores práticas de mercado e de acordo com a legislação regulatória, todos os beneficiários Cuidar-me foram previamente informados por diversos canais de comunicação acerca do encerramento de suas atividades, sendo-lhes disponibilizadas as seguintes opções: (i) migração para outra operadora; (ii) portabilidade sem necessidade de cumprimento de carências; e (iii) rescisão contratual.
Para aqueles que optarem pela migração, a operadora Plena Saúde assumirá a gestão dos planos de saúde dos beneficiários Cuidar-me, assegurando-lhes todas as condições contratuais anteriormente vigentes, tais como valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.
A Plena Saúde é operadora de grande porte regularmente autorizada pela ANS, com décadas de tradição na prestação de serviços de assistência médica e maior capacidade assistencial, gozando de rede de hospitais próprios e credenciados pela própria Cuirdar-me.
Dessa forma, a todos os beneficiários Cuidar-me que optarem pela migração será garantido um incremento na rede assistencial, pelo mesmo preço contratado e de acordo com todas as coberturas assistências e demais disposições contratuais.
Todos os beneficiários que estão em tratamento continuado, internados ou com procedimentos eletivos agendados serão integralmente mantidos nas mesmas condições anteriores, sem qualquer interrupção.
A Cuidar-me Saúde está comprometida com a transparência e o cuidado com seus beneficiários. Esperamos ter fornecido as informações necessárias para este momento“.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
● tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
● possibilidade de coparticipação;
● tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
● abrangência: se nacional ou regional;
● períodos de carência;
● reajuste por idade;
● amplitude da rede credenciada.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]