Novo plano de saúde fecha as portas de forma abrupta e revolta milhares de clientes
E uma nova gigante em planos de saúde, cuja qual tinha sociedade com o renomado Dr.Consulta, acaba de anunciar o fechamento abrupto de suas portas e o abandono de clientes gerou revolta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Cuidar.me, startup que criou um plano de saúde popular com cobertura hospitalar que, conforme mencionamos, chegou a atrair a rede de clínicas Dr. Consulta para a sociedade.
Abandono em pleno feriado …
Apesar de estar no mercado pouco tempo, visto que foi fundada em 2020, a mesma informou aos seus 18 mil beneficiários que tal serviço seria encerrado em pleno feriado, no dia 01 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal O Globo, o anúncio visto como abrupto pelos clientes, gerou uma série de questionamentos e revolta entre os participantes.
Segundo a Cuidar.me, foram oferecidas aos usuários as opções de migração para um plano da operadora Plena Saúde, a portabilidade sem custo ou a rescisão contratual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a startup, a quem migrar para a Plena Saúde, que administra cerca de quase 109 mil vidas , todas as condições contratuais anteriormente vigentes, serão garantidas.
Bem como o valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo assim, os clientes estão se sentindo abandonados pelo grupo e ainda afirmam que, na prática, a comunicação sobre a troca foi feita com pouca antecedência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso muitos alegam que a alternativa Plena Saúde é inferior comparada ao que contrataram com a Cuidar.me.
Reclamações aos montes
Ao acessar o Reclame Aqui é possível visualizar uma série dessas reclamações como a de uma gestante que ficou preocupada com o comunicado feito sem nenhum tipo de antecedência:
“Estou gestante, faltando 1 mês e 10 dias para ganhar bebê, e simplesmente recebo um e-mail falando que o plano vai mudar para outro que não me agrada, que é bem inferior ao da Cuidar.me. E a maternidade é inviável para mim, e distante. Já pagamos um absurdo, e perder assistência assim do nada… Quero continuar meu pré-natal e meu parto com meu médico, além do hospital para o qual estava me programando”
Uma outra cliente, que contratou o plano para sua mãe há um ano, disse à coluna que o plano da Plena Saúde é “extremamente inferior” ao originalmente contratado:
“É de extrema revolta pois avisam faltando nove dias para encerrar a operação, deixando o beneficiário totalmente na mão. Neste sábado (dia 20) passei em consulta com minha mãe, e ela foi encaminhada para uma cirurgia. Ao entrar no Dr. Consulta para agendar a avaliação cirúrgica, só há data disponível para depois de maio. E outras consultas com outros especialistas também “
A sociedade
Vale destacar que parte da rede de atendimento da Cuidar.me é formada pelas unidades da Dr. Consulta, grupo de clínicas de baixo custo que tem: Jorge Paulo Lemann, José Galló e Nizan Guanaes entre seus investidores.
De acordo com o portal O Globo, o trio investiu em 27,5% da Cuidar.me no fim de 2021.
O acordo previa que a Dr. Consulta poderia adquirir o restante do negócio dentro de um ano e meio, mas essa transação nunca foi anunciada.
Em 2022, quando a Dr. Consulta recebeu aporte de R$ 170 milhões, os sócios da Cuidar.me deram uma entrevista exclusiva a coluna Capital de O Globo, aonde o mesmo afirmou que boa parte desse capital seria usado para alavancar a operação.
Paralelamente, a Cuidar.me anunciava sua entrada no segmento de planos de saúde para pequenas e médias empresas e dizia estar em um “momento de crescimento.”
Agora, um ano e meio depois, sem explicar a razão para o movimento, a Cuidar.me simplesmente jogou a toalha em sua aposta no setor de planos de saúde, fechando as portas e deixando milhares de clientes insatisfeitos para trás.
Qual foi a manifestação das empresas Dr.Consulta e a Cuidar.me diante dos fatos?
Ainda de acordo com o portal O Globo, ao procurar a Dr. Consulta, a empresa não quis comentar o caso, porém a Cuidar.me enviou ao portal mencionado, com exclusividade, a seguinte nota:
“A Cuidar-me Saúde informa que optou por encerrar suas operações no setor de planos de saúde e seguirá em outro ramo de atividade, após término de processo de saída ordenada do mercado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Em linha com as melhores práticas de mercado e de acordo com a legislação regulatória, todos os beneficiários Cuidar-me foram previamente informados por diversos canais de comunicação acerca do encerramento de suas atividades, sendo-lhes disponibilizadas as seguintes opções: (i) migração para outra operadora; (ii) portabilidade sem necessidade de cumprimento de carências; e (iii) rescisão contratual.
Para aqueles que optarem pela migração, a operadora Plena Saúde assumirá a gestão dos planos de saúde dos beneficiários Cuidar-me, assegurando-lhes todas as condições contratuais anteriormente vigentes, tais como valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.
A Plena Saúde é operadora de grande porte regularmente autorizada pela ANS, com décadas de tradição na prestação de serviços de assistência médica e maior capacidade assistencial, gozando de rede de hospitais próprios e credenciados pela própria Cuirdar-me.
Dessa forma, a todos os beneficiários Cuidar-me que optarem pela migração será garantido um incremento na rede assistencial, pelo mesmo preço contratado e de acordo com todas as coberturas assistências e demais disposições contratuais.
Todos os beneficiários que estão em tratamento continuado, internados ou com procedimentos eletivos agendados serão integralmente mantidos nas mesmas condições anteriores, sem qualquer interrupção.
A Cuidar-me Saúde está comprometida com a transparência e o cuidado com seus beneficiários. Esperamos ter fornecido as informações necessárias para este momento“