Assaí e Atacadão sentiram a debandada de clientes com a chegada de um novo grupo gigantesco em São Paulo. A rede chegou com tudo, chacoalhando o mercado paulista após comprar diversas lojas. Confira todos os detalhes a seguir
O mercado varejista é um dos mais rentáveis atualmente. Além disso, o setor do atacarejo vem crescendo bastante no ramo, sendo um dos mais bem disputados no país. Podemos destacar diversas redes que fazem um grande sucesso, como o Assaí e o Atacadão, por exemplo. No entanto, esses dois gigantes sofreram uma verdadeira debandada com a chegada de um novo concorrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme as informações divulgadas pelo portal ‘Diário do Comércio’, quem chegou para desequilibrar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de São Paulo. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max Atacadista.
Inaugurado em 1974, o Muffato se tornou hoje uma das principais redes de supermercados que surgiu no Paraná. De acordo com o portal ‘SA Mais Varejo’, essa é a empresa do ramo com maior faturamento do estado do sul. Atualmente, a bandeira Max, pertencente ao grupo, possui cerca de 50 lojas em São Paulo e no Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Chegar ao maior mercado consumidor do Brasil é uma conquista importante para qualquer varejista. Estamos assumindo novos desafios e queremos apresentar nosso jeito de servir ao cliente, conscientes do nível de exigência que o consumidor paulistano demanda”, ressalta Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato.
As informações da fonte dão conta de que, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O crescimento da rede é bastante significativo. Em janeiro de 2023, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, segundo estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.
Já em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem perdeu mercado foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada. Em dezembro de 2023, as redes tinham 64% de participação das vendas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jogadores demitidos e falência: Jornal da Globo confirma FIM de time hexacampeão da Série A em 2024
● Risco de cegueira e câncer: Progressiva nº1 das mulheres é proibida pela ANVISA e retirada da Shopee e +
● Falência,1 bi pelos ares e engolida pelas Casas Bahia: Extinção de 3 varejistas deixa país devastado
Esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes para a concorrência.
Qual a maior varejista do Brasil?
Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).