EITA

Debandada no Assaí e no Atacadão: Novo gigante toma 15 lojas e chega em SP assustando rivais

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Atacadão e Assaí estão preocupados com a perda de clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

Assaí e Atacadão sentiram a debandada de clientes com a chegada de um novo grupo gigantesco em São Paulo. A rede chegou com tudo, chacoalhando o mercado paulista após comprar diversas lojas. Confira todos os detalhes a seguir

O mercado varejista é um dos mais rentáveis atualmente. Além disso, o setor do atacarejo vem crescendo bastante no ramo, sendo um dos mais bem disputados no país. Podemos destacar diversas redes que fazem um grande sucesso, como o Assaí e o Atacadão, por exemplo. No entanto, esses dois gigantes sofreram uma verdadeira debandada com a chegada de um novo concorrente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme as informações divulgadas pelo portal ‘Diário do Comércio’, quem chegou para desequilibrar o mercado paulista foi o Grupo Muffato, a maior rede varejista do Paraná, que adquiriu, no início de 2023, 16 lojas do Grupo Makro Brasil no Estado de São Paulo. A empresa reabriu as 15 lojas (antes Makro) com a bandeira Max Atacadista.

Inaugurado em 1974, o Muffato se tornou hoje uma das principais redes de supermercados que surgiu no Paraná. De acordo com o portal ‘SA Mais Varejo’, essa é a empresa do ramo com maior faturamento do estado do sul. Atualmente, a bandeira Max, pertencente ao grupo, possui cerca de 50 lojas em São Paulo e no Paraná.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grupo Muffato – (Foto: Reprodução / Internet)

“Chegar ao maior mercado consumidor do Brasil é uma conquista importante para qualquer varejista. Estamos assumindo novos desafios e queremos apresentar nosso jeito de servir ao cliente, conscientes do nível de exigência que o consumidor paulistano demanda”, ressalta Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato.

As informações da fonte dão conta de que, o grupo paranaense, controlado pela família Muffato, tem ganhado rápida participação no mercado de atacarejo paulista a ponto de já exigir ações da concorrência, como Assaí, Atacadão e outras empresas assustadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crescimento da rede é bastante significativo. Em janeiro de 2023, as 16 lojas do Makro, mais as lojas já em operação do Max, tinham 3,77% de participação do mercado paulista, segundo estimativa da Varejo 360 Inteligência e Pesquisa de Mercado. Entretanto, esse número subiu ainda mais com a mudança de bandeira.

Já em dezembro de 2023, já com a bandeira Max, 13 lojas participavam com 4,13% do mercado, número que subiu para 4,94% em janeiro deste ano, com 15 lojas reabertas. Quem perdeu mercado foi o Assaí e Atacadão, com 104 lojas cada. Em dezembro de 2023, as redes tinham 64% de participação das vendas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número reduziu para 62%. “Um aumento de participação de mercado de 3% para 4% parece pouco, mas não é”, afirma Fernando Faro, fundador e COO da Varejo 360. Cada 1% de perda ou ganho de participação no mercado paulista, representa perda ou ganho de R$ 908 milhões em vendas em um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Varejo 360 estima a participação das redes no Estado por meio de cupons fiscais de compras compartilhados por consumidores. Diante dessa nova concorrência, o Assaí e o Atacadão estão mega preocupados com a atual situação, visto que foram os que mais perderam clientes para a concorrência.

Qual a maior varejista do Brasil?

Segundo informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile