Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

DESESPERADOR!

Falência de gigante dos transportes acaba de ser decretada e operações são encerradas com funcionários na rua

23/08/2024 às 11h13

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Empresa gigante de transportes brasileira acaba de ter sua falência decretada (Foto Reprodução/Lennita/Montagem/Canva/Wiki)

Empresa brasileira gigante dos transportes acaba de ter a sua falência decretada e com isso TODAS as suas operações foram encerradas e funcionários demitidos

O transporte rodoviário no Brasil é uma peça fundamental na logística nacional e movimenta milhões de toneladas de mercadorias todos os dias. Visto como uma das maiores economias do mundo, o Brasil depende fortemente de uma rede de estradas bem desenvolvida para garantir o fluxo contínuo de bens e serviços em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Só para ter uma vaga ideia da quantidade de empresas que temos no setor, conforme dados da Econdatas, existem cerca de 911.500 empresas de transporte terrestre no Brasil, é muita coisa não é mesmo? Porém, apesar de ser um número expressivo, ele acaba de diminuir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque uma das maiores empresas do segmento acaba de ter a sua falência decretada na Justiça após uma série de crises, a gigante Pluma Conforto e Turismo. Fundada ainda 1966, ela contava com cerca de 25 filiais distribuídas por todo o Brasil, conforme divulgado pelo seu próprio site oficial.

Mais uma vez

Segundo o portal Diário do Transporte, essa é a segunda vez que a empresa tem a sua falência decretada, o fato ocorreu na última quinta feira, dia 22 de agosto de 2024.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mesma foi executada pelo Juízo da 26ª Vara de Falências e Recuperação Judicial do Foro Central da Região Metropolitana de Curitiba. A decisão foi formalizada nos autos de número 0011071-83.2015.8.16.0185 e comunicada pelo administrador judicial nomeado para o caso no mesmo dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o decreto de falência, todas as operações de transporte realizadas pela Pluma Conforto e Turismo S/A foram oficialmente encerradas, bem como seus funcionários demitidos.

Além disso, as execuções individuais movidas por credores da empresa estão suspensas, conforme previsto no artigo 6º, §§ 1º e 2º da Lei de Falências e Recuperação Judicial (LFRJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, legislação também proíbe a prática de qualquer ato de disposição ou oneração dos bens da empresa falida, bem como a realização de retenções, arrestos, penhoras, sequestros, busca e apreensão e outras formas de constrição judicial ou extrajudicial sobre os bens da empresa.

A primeira vez que que ela teve sua falência decretada foi no ano de 2019, cuja qual ela conseguiu reverter em abril de 2019. Segundo declarado nos autos do processo, o motivo da sua falência agora foi novamente descumprimento do plano da sua recuperação judicial.

Ainda segundo o portal Diário dos Transportes, ainda cabe recurso. No comunicado expresso pela administradora judicial, credores, funcionários demitidos e ex-funcionários que ainda possuem pendências podem entrar em contato com o administrador judicial de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, pelo telefone (41) 3338-0099.

Também é possível ir até o escritório à Rua Pedro Nolasko Pizzato, nº 803, Mercês, Curitiba/PR, mas somente com agendamento.

Veja o comunicado na íntegra:

“Através da presente no exercício da função de ADMINISTRADOR JUDICIAL, comunica a todos os interessados que a PLUMA CONFORTO E TURISMO S/A teve a sua falència decretada pelo Juízo da 26ª Vara de Falências e Recuperação Judicial do Foro Central da Região Metropolitana Comarca de Curitiba-PR, nos autos no 0011071-83.2015.8.16.0185.

Assim sendo, comunico também que as operações de transporte da PLUMA CONFORTO E TURISMO S/A estão encerradas, as execuções individuals movidas pelos credores estão suspensas por força de Les (art. 60, §§1º e 2º da LFRJ), está proibida a prática de qualquer ato de disposição ou oneração de bens da FALIDA (art. 99, VI da LFRJ), bem como está proibida qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial sobre os bens da FALIDA (art. 6º, 3º da LFRJ).

Por fim, comunico aos interessados que, de segunda a sexta-feira, das 09:00 as 12:00 horas, poderão solicitar esclarecimentos acerca do processo de falência, através do telefone: (041)-3338-0099 ου pessoalmente no seguinte endereço: Rua Pedro Nolasko Pizzato, nº 803, Mercés. Curitiba/PR, mediante agendamento prévio e, ainda, através do e-mail [email protected].

Curitiba, 22 de agosto de 2024. TRANOPURIL N Paulo Vinicius de Barros Martins Jr. OAB/PR-19.608 Administrador Judicial”

Trajetória e quedas

A Pluma começou suas atividades com 170 funcionários, e possuía 34 ônibus em sua frota, que operavam em três linhas: Curitiba / Porto Alegre, Curitiba / São Paulo, e Curitiba / Passo Fundo / Santa Maria (RS).

Com a incorporação da empresa Expresso Porto Alegre Brasília Ltda, no ano de 1971, a Pluma deu início à interligação do Brasil à Argentina, surgindo dessa fusão sua primeira linha internacional: Porto Alegre/Buenos Aires.

Dois anos depois, conseguiu o prolongamento dessa linha para o Rio de Janeiro e São Paulo. Mas a ampliação continuou a todo vapor. No ano de 1974, ela começou a operar mais três linhas: Foz do Iguaçu/São Paulo; São Paulo/Assunção e Foz do Iguaçú/Assunção.

Mas apesar de sua constante expansão e crescimento, a Pluma também passou por momentos muito difíceis, até chegar no ponto em que se encontra atualmente.

O mais grave foi em 1986, quando um incêndio destruiu toda a sua sede administrativa e parte do setor de manutenção.

O que levou a Pluma Conforto e Turismo à falência pela primeira vez?

De acordo com o portal Wiki, ainda em 2015, a Pluma encontrava-se com saúde financeira instável e entrou com um pedido de recuperação judicial, sendo-lhe concedido no ano de 2017.

Contudo, a empresa não teria cumprido corretamente os processos da recuperação e estava ainda sob suspeita de cometer irregularidades. Por esse motivo, em 27 de março de 2019, a juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Paraná decretou a falência da empresa.

 A decisão também determinou o fechamento da sede da viação e o encerramento imediato das atividades da Pluma.  No momento de seu fechamento, a empresa operava vinte e sete linhas, boa parte com veículos alugados de outras empresas, uma vez que a frota própria estava em condições inviáveis de rodagem.

No ano de 2015, a Pluma havia transferido mais de vinte linhas para outras empresas concorrentes devido à sua crise.

Contudo, graças a um recurso feito pela própria viação, a juíza Luciane Bortoleto da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu a falência da companhia no dia 2 de abril de 2019.

Em sua defesa, a Pluma argumentou que possui condições de cumprir o plano de recuperação judicial e que possuía viabilidade econômica para realizar suas atividades

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Brasil
Empresa
falência
Transportes

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.