Uma gigante da Unimed está à beira da falência e convênio com rombo de R$2 bilhões
3 convênios gigantes do Brasil estão enfrentando terrores, um deles um gigante da Unimed à beira da falência, já o Hapvida teve um rombo de bilhões de reais e os clientes da Sulamérica estão passando um grande sufoco.
Os planos de saúde são fundamentais para os brasileiros, para que não haja uma dependência apenas da saúde pública, mas muitas vezes nem tudo sai como os usuários estão esperando e acabam sendo pegos de surpresa.
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De acordo com o portal ‘O Dia’, A Unimed-Rio vai transferir todos os seus clientes para a Unimed Ferj, a partir do próximo mês de abril, como afirmou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Atualmente, a unidade do convênio que está à beira da falência conta com mais de 452 mil beneficiários em assistência médica e outros 33 mil em planos odontológicos, mas encerrará suas atividades como operadora de plano de saúde.
Essa decisão foi tomada no último dia 5 de fevereiro e a ANS informou que a Unimed Ferj ficará responsável por toda dívida assistencial da Unimed-Rio.
Já outra gigante, a Hapvida Notre Dame, de acordo com o portal ‘O Globo’, registrou a maior queda do Ibovespa, perdendo mais de 2 bilhões de reais em valor de mercado, agora seu valor está em R$ 30,1 bilhões na Bolsa.
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Essa queda se deu após a investigação do Ministério Público de São Paulo do convênio, por contra de descumprir as decisões judiciais sobre o fornecimento de medicamentos e tratamentos aos clientes.
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Vale lembrar que quando houve a fusão entra a Hapvida e a Notre Dame, em 2021, a empresa chegaram a valer mais de 100 bilhões de reais na Bolsa.
O que está acontecendo com os clientes da SulAmérica?
A SulAmérica também é um dos principais planos de saúde do país, porém alguns de seus clientes há mais de 30 anos estão recorrendo a Justiça baiana para tentar evitar a exclusão como dependentes do convênio.
De acordo com o portal ‘Correio 24 horas’, desde 2023 os beneficiários estão recebendo notificações em que a empresa solicita a comprovação de dependência financeira, mas nos contratos da década de 90 isso não era uma determinação.
Se os clientes não conseguirem reverter essa situação e não seja comprovado através da declaração do Imposto de Renda, a SulAmérica informou que os dependentes perderão a assistência do plano em 90 dias.