Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical, Gilberto Gil é dono de uma carreira de muito sucesso
Dono de canções de sucesso que sem dúvidas marcaram gerações, Gilberto Gil é visto como um dos maiores cantores de todo o Brasil. Com tanto queridismo, o artista de 79 anos deu um salto épico em sua vida e foi imortalizado nesta quinta-feira, 11.
Acontece que o veterano foi eleito para ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, o músico foi escolhido por maioria absoluta, com o total de 21 votos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, Gilberto Gil foi até suas redes sociais e celebrou o feito. “Muito feliz em ser eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras. Obrigado a todos pela torcida e obrigado aos agora colegas de Academia pela escolha”, escreveu ele.
A votação foi acompanhada pelo cantor da casa de amigos em Ipanema, na Zona Sul do Rio, visto que uma norma da ABL proíbe os candidatos de participarem da sessão. Vale destacar que o dono da música ‘Esperando na Janela’ é atualmente o segundo negro a ocupar uma cadeira na Acadêmia Brasileira de Letras, sucecendo o escritor e professor Domício Proença Filho.
A cadeira 20 da ABL deve ser assumida por Gilberto Gil em março de 2022, período em que o órgão volta do recesso de fim de ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TRAJETÓRIA
Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical, Gilberto Gil recebeu entre 1998 e 2019, 9 prêmios Grammys, de acordo com a sua página oficial. No ano de 1999, o famoso foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 71B na mesa e liberado pelo Banco Central: Fim de banco nº1 dos brasileiros após ser engolido pelo Santander
● “Encerrou suas atividades”: Fim de serviço vital da Drogaria São Paulo em SP chega por motivo alarmante
● Carta psicografada de filho de Christiane Torloni morto tragicamente é divulgada em canal e traz recado à mãe
Já em 2001, o cantor foi nomeado embaixador da ONU para agricultura e alimentação. Além disso, nos dois mandatos do ex-presidente Lula (PT), entre 2003 e 2008, ele foi o grande escolhido para ser ministro da Cultura do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE