No último dia 16, uma mensagem do ator da Globo, Paulo Betti no grupo de WhatsApp entitulado “Profissão Artistas” causou um verdadeiro alvoroço no mundo dos artistas. O texto teria dito: “a atual diretoria do sindicato [Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro] está há muito tempo e tem uma forte representação negra com Jorge Coutinho e o grande Milton Gonçalves, além do querido Cosme, isso complica bastante a luta, pois pode confundir as coisas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, Milton Gonçalves, 85, e Jorge Coutinho, 85, estão processando ator da Globo por racismo. Para os artistas, a publicação de Paulo Betti foi preconceituosa e bastante ofensiva. Quem está cuidando do caso é a 33ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
Print da declaração de Paulo Betti no grupo de WhatsApp. Reprodução/Istoé
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Milito em desespero: Atlético-MG tem adeus de reforço de 46M antes de decisão da Libertadores
● Nubank salva brasileiros que estão com nome sujo e libera cartão de crédito com R$4 mil em 3 passos
● Fim do pagamento no metrô e CPTM de SP: Benefício em vigor na era Tarcísio traz isenção a CLTs em 4 passos
+Malhação Toda Forma de Amar: Após ser massacrada por Lara, Rita recebe ajuda absurda de Tadeu
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As artistas Globo que saíram em defesa de Paulo Betti foram Julia Lemmertz e Deborah Evelyn. As duas publicaram cartas abertas em suas contas no Instagram, em que repostam uma nota da chapa Renovação e Transparência que também saiu em defesa de Betti.
Outras pessoas que não são da chapa de Paulo Betti também se posicionaram sobre o assunto. Maria Ribeiro, ex-mulher do ator, publicou em sua rede social uma foto do documento sindical do ex-marido e o defendeu dizendo que ele é um “sindicalista por natureza” e que o artista está sempre na defesa por um país bem melhor.
No texto, a chapa defende que quem está denunciando, interpretou de maneira distorcida a fala de Paulo Betti, que elogia os colegas. A nota reforça também que nenhum juiz recebeu a denúncia, mas sim um pedido de interpelação, ou seja, demanda de explicações sobre o caso.
Ao fim da declaração, a chapa lamenta que uma acusação tão séria e tão “sensível à população” como essa tenha acontecido. O texto termina com frases contra as “calúnias” e as fake news sobre o ator.
De acordo com os autos que o jornal Folha de São Paulo teve acesso, Paulo Betti faz parte da chapa rival de Gonçalves e Coutinho no próximo debate do SATED-RJ.
Em entrevista à Folha, o ator da Globo, Paulo Betti informou que as informações que vazaram estão totalmente fora de contexto da disputa pela presidência do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro. Betti diz ainda que Milton Gonçalves não estava no grupo do WhatsApp, que sua interpretação teve resultados graves e que vai responder judicialmente sobre as acusações de racismo.
Confira as publicações abaixo:
Uma publicação compartilhada por Julia Lemmertz (@lemmertzju) em
“>
Uma publicação compartilhada por Deborah Evelyn (@debevelyn) em
“>