Globo acaba programa histórico por causa do futebol após se dar bem em teste aos domingos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O narrador Galvão Bueno, o maior das narrações no Brasil e na Globo (Foto: Reprodução)

O narrador Galvão Bueno, o maior das narrações no Brasil e na Globo (Foto: Reprodução)

Há algumas semanas, a Globo surpreendeu ao trocar o Faustão pelo futebol; agora, decidiu acabar com um programa clássico

Com os direitos de transmissão exclusivos das principais competições de futebol na TV aberta, incluindo o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, a Globo resolveu dar prioridade máxima ao futebol na sua grade de programação. Isso fez, inclusive, com que ela extinguisse de uma vez por todas um programa histórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da sessão de filmes Cinema Especial, que eventualmente era exibida nas noites de quarta-feira para estados em que a emissora não exibia o esporte mais amado pelos brasileiros. De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do UOL, duas razões foram determinantes para que a Globo trocasse a sessão pelo futebol de vez.

+Bolsonaro usa William Bonner para divulgar fake news e é detonado na internet

+Leo Dias e Mara Maravilha tem nova relação divulgada em foto com Antonia Fontenelle e colega inveja

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Michel Teló tem fugidas do casamento com Thais Fersoza reveladas e atriz toma atitude

A primeira delas é a questão comercial. Isso porque quando vai “vender” suas transmissões aos anunciantes, a Globo define uma cota com um número “X” de transmissões de jogos na temporada. Dessa forma, jogos como os da Copa do Brasil e da Libertadores são fundamentais, independente dos times que estão jogando.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda razão é a alta audiência registrada pelo esporte. O Cinema Especial substituia o futebol especialmente em estados que não contavam com nenhum de seus times envolvidos. Em São Paulo, por exemplo, dois jogos recentes provam que o futebol pode alcançar bons números mesmo sem um Corinthians em campo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os jogos de futebol podem permanecer no novo horário (Foto: Reprodução)

No último dia 7, a transmissão do jogo entre Cruzeiro e Internacional alcançou média de 22,9 pontos contra 12,3 do SBT e 6,8 da Record. Já na quarta-feira, Grêmio e Athletico Paranaense fizeram com que a emissora fechasse com 23,1 contra 10,6 do SBT e 7,6 da Record. Nos dois casos, a audiência foi maior que a das duas principais concorrentes somadas.

A notícia de que a Globo priorizará o futebol em relação à sessão Cinema Especial vem semanas depois de o canal promover uma mudança radical em formato de teste aos domingos. Em vez de transmitir o Brasileirão às 16h, como de costume, o jogo entre Corinthians e Palmeiras foi exibido às 19h.

+Faustão solta a voz no Domingão e público vê indireta para Bolsonaro: “Gado”

Oficialmente, a emissora nega, mas o horário alternativo para o futebol é visto internamente como uma espécie de teste, e que foi amplamente aprovado, por sinal. O jogo levantou a audiência da faixa noturna dominical da emissora e ainda impulsionou o Fantástico. Mais cedo, Faustão marcou o mesmo que costuma no horário tradicional.

Autor(a):

Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.

Sair da versão mobile