ERROU?

Globo acabou com Malhação e agora usurpa o SBT como banco de talentos para novas estrelas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Sem "Malhação", estrelas do SBT como Larissa Manoela e Jean Paulo Campos brilham na platinada (Foto: Divulgação/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a escalação de Jade Picon e o fim de “Malhação”, tudo indica que a Globo se perdeu na forma de treinar suas estrelas

Para muitos artistas, chegar à Globo é um sinônimo de glória na carreira. A emissora é a maior da América Latina e possui um padrão de qualidade que é desenvolvido desde o fim dos anos 1960, ou seja, há mais de 50 anos.

Não é porque existe toda essa pompa em cima do canal que as concorrentes não possuem seu brilho. O SBT, por exemplo, se tornou uma verdadeira fábrica de estrelas com seus programas e novelas infantis. Nos últimos anos, a platinada cresceu o olho para cima desses pequenos talentos – e que num piscar de olhos se tornaram adultos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por 27 anos, a Globo investiu na novela “Malhação” como um verdadeiro teste de estrelas. Eram meses de história no ar para transformar jovens e inexperientes atores em grandes profissionais da teledramaturgia.

Pela novelinha teen, passaram grandes nomes, como Carolina Dieckmann, Priscila Fantin, Cauã Reymond, Danton Mello e Luana Piovani. Ao longo do tempo, vários nomes que hoje fazem parte do alto escalão da casa se firmaram e ganharam confiança dos diretores do canal através das temporadas da trama.

Protagonistas de “Malhação 1995” (Foto: Divulgação/TV Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Malhação” foi criada em 1995 com o intuito de apresentar assuntos que dialogassem com os jovens, como drogas, feminismo, sexo na adolescência, entre outros. No fim das contas, por contar com muitos artistas novinhos, o folhetim acabou se tornando essa espécie de teste e treinamento da Globo.

A pandemia mudou muito os planos da emissora. Em 2020, o canal emitiu um comunicado afirmando que a nova temporada de “Malhação” havia sido adiada, mas não existe nenhuma previsão de retomada dos trabalhos. A sinopse da trama foi toda jogada no lixo e os atores escalados perderam suas oportunidades de brilharem na tela.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa estratégia de treinar os atores para valer em uma trama adolescente sempre deu certo e por muito tempo obteve muita audiência, mas com a queda dos números foi necessário colocar um novo horário do “Vale a Pena Ver de Novo” para prender o público antes da exibição da novela das 18h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ERROU?

Agora, sem esse termômetro, a Globo perdeu a mão sobre quem pode se destacar ou não na trama. Um exemplo disso é possível ver em “Travessia”. A escalação de Jade Picon, que era influenciadora e entrou no “BBB22”, é considerada um erro por muitos telespectadores e críticos de televisão.

Sem experiências nem mesmo no teatro, a jovem ganhou um personagem indispensável na história, e que desde as primeiras cenas no ar protagonizou cenas que causaram certo constrangimento no público. Obviamente, todos têm direito de crescer e evoluir ao longo do tempo no trabalho, mas para uma função de tanta visibilidade, era necessário ter uma avaliação mais profunda da repercussão.

Não se pode crucificar Jade Picon por sua escalação, já que quem decidiu que seria uma boa ideia colocá-la na trama foi a direção da Globo e principalmente a autora. Quando Grazi Massafera saiu do “BBB5” e integrou “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos, houve campanha de atores para sequer dividirem tela com a artista.

Jade Picon e Grazi Massafera no lançamento de “Travessia” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Natália de Vale foi uma das personalidades famosas que fizeram da vida da ex-BBB um inferno no set de filmagens. A luta foi tanta que houve resistência de outros profissionais na hora de escalar a artista para trabalhos. Em 2015, a atuação de Grazi Massafera em “Verdades Secretas” rendeu à atriz uma indicação ao Emmy, que é o maior prêmio da televisão.

Isso significa que nada está perdido, mas a maioria dos casos em que atores entram na TV sem esse tipo de treinamento, o resultado não é dos mais satisfatórios.

A Globo, porém, conta com uma espécie de ‘fábrica’ de talentos na concorrência: mais especificamente na emissora de Silvio Santos. O SBT é conhecido por desenvolver suas novelas infantis há muitos anos e várias das tramas contaram com nomes que antes eram desconhecidos do público, mas hoje fazem um verdadeiro sucesso na tela da platinada.

MUITO TEMPO NO RADAR

Larissa Manoela, por exemplo, ficou no radar da empresa carioca por muitos anos. A famosa, de 22 anos, estreou na série “Mothern”, do GNT, em 2006, já no Grupo Globo. Na platinada, fez uma participação em “Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor” (2010), dando vida à personagem principal na infância.

A atriz esteve nas principais novelas infantis do SBT, como “Carrossel” (2012), “Patrulha Salvadora” (2014), “Cúmplices de Um Resgate” (2015) e “As Aventuras de Poliana” (2018).

Em entrevista ao “PodDelas”, Larissa Manoela contou que recusou um dos grandes papéis infantis da Globo em 2012. A famosa revelou que foi escolhida para interpretar a personagem Nina, em “Avenida Brasil”, na primeira fase da trama de João Emanuel Carneiro. O problema é que ela tinha “Carrossel” nas mãos, que duraria mais tempo no ar.

A estreia como protagonista na Globo só aconteceu em 2021, após a atriz não renovar o contrato com o SBT. Ela deu vida a duas personagens em “Além da Ilusão”, que foi ao ar na faixa das 18h.

Larissa Manoela em seu primeiro papel como protagonista na platinada, em “Além da Ilusão” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Outro nome cotado há anos para entrar na emissora carioca é Maisa Silva. No fim de 2022, a jornalista Fábia Oliveira, do portal Em Off, revelou que a famosa havia assinado um contrato de exclusividade com a Globo até 2026. A informação dava conta de que a famosa estaria em uma novela da autora Lícia Manzo.

Mais alguns rumores davam conta de que a artista seria a apresentadora da nova versão do “Vídeo Show”, que saiu do ar em 2019, após 35 anos.

A emissora negou a informação ao Papelpop e disse que nada procedia. Até agora, não existe mais nenhuma novidade sobre as negociações entre as duas partes. Maisa mesmo disse à Jojo Todynho que não recebeu convites da empresa carioca.

Outra famosa do SBT que se deu bem foi Priscilla Alcântara, que começou no “Bom Dia & Cia”, venceu o “The Masked Singer” e agora é figura presente em várias produções da concorrente.

ESTREIA DE SUCESSO

O que é certeza para a Globo é a escalação de Jean Paulo Campos para a novela “Vai Na Fé”, de Rosane Svartman, que estreou na última segunda-feira (17) na tela do canal. Logo nos primeiros momentos de tela o intérprete de Cirilo, de “Carrossel”, mostrou que chegou para a emissora para ficar e se destacou pela carga dramática.

Talentoso desde muito pequeno, o rapaz foi uma aposta da platinada que já deu certo e mostra que toda a bagagem que trouxe do SBT fez efeito. O ator fez uma série de trabalhos importantes no canal de Silvio Santos e agora terá a chance da carreira de construir um currículo de ouro na concorrente.

Agora, por ironia do destino, os intérpretes de Maria Joaquina e Cirilo estão vivendo o melhor momento de suas carreiras na maior emissora da América Latina, graças às oportunidades que tiveram no ‘berço’ de Silvio Santos.

Jean Paulo Campos em “Vai Na Fé” (Foto: Divulgação/TV Globo)

MAIS APOSTAS QUE DERAM CERTO

Mais um grande nome que brilhou no SBT e agora está em evidência na Globo é Gabriel Santana, que viveu o Mosca em “Chiquititas” (2013). O rapaz ficou durante dois anos na trama infantil e logo estreou em um produto do Globoplay, em “Carcereiros”, de 2017. Seu auge veio em “Pantanal”, como Renato, e agora ele faz parte de nada menos que o “BBB23”.

Giovanna Grigio, que foi a protagonista de “Chiquititas”, também trilhou um caminho importante na Globo. Ela participou da última temporada de grande repercussão de “Malhação”, em 2017, e garantiu espaço no spin-off da novela, chamado “As Five”. Tudo indica que a artista também terá vida longa na platinada.

Gabriel Santana em “Pantanal” e Giovanna Grigio em “Malhação: Viva a Diferença” (Foto: Divulgação/TV Globo)

Jean Paulo Campos, Larissa Manoela, Giovanna Grigio e Gabriel Santana (Foto: Divulgação/SBT)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile