Globo entrou na Justiça após medida de Bolsonaro para impedir Turner de transmitir jogos de futebol
A Globo anunciou nesta quinta-feira (06) que acionou a Turner, sua concorrente na área de futebol, na Justiça. A guerra da emissora nos tribunais foi causada pela MP (Medida Provisória) 984, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em meados de junho, que mudou a regra sobre os direitos de transmissão no Brasil.
Na ação judicial, a Globo tenta impedir que a Turner transmita jogos de clubes que assinaram contrato de exclusividade em todos as plataformas com a emissora carioca para o Campeonato Brasileiro. O canal da família Marinho entende que os vínculos devem ser respeitados mesmo com a MP, pois são “negócios jurídicos perfeitos”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Exclusivo! Sikêra Jr. foi traído por repórter do Alerta Nacional
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GUERRA PELOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO DO FUTEBOL
Mesmo assim, de acordo com a tabela do Brasileirão divulgada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a Turner decidiu transmitir jogos de clubes que têm contrato de exclusividade com a Globo em todas as plataformas.
A empresa norte-americana tem como base a MP 984, sancionada por Bolsonaro, que diz que os direitos de transmissão pertencem ao time mandante da partida. A Globo, no entanto, entende que a medida não pode alterar contratos celebrados anteriormente, quando um jogo de futebol só poderia ser transmitido pelo canal que tivesse os direitos de transmissão dos dois clubes envolvidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Atualmente, a Globo tem contrato de exclusividade em todas as plataformas com clubes da Série A como: Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros sete times assinaram com a emissora carioca para TV aberta e pay-per-view e fecharam com a Turner para TV fechada: Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Inter, Palmeiras e Santos. O Athletico-PR tem acordo com o canal carioca para TV aberta e com a Turner para TV fechada. Já o Bragantino, até o momento, não tem contrato com nenhuma emissora.
GLOBO ACIONA A TURNER NA JUSTIÇA
“A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa.
O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal.
A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma.
Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros.”
O Brasileirão retorna no próximo domingo, dia 09 de agosto, e promete uma briga judicial entre Globo e Turner pela exclusividade nos direitos de transmissão.