aposta na essência
Globo adianta visual de Todas as Flores e esbanja luxo: “3 mil frascos”
29/09/2022 às 13h20
A essência e aparência dominarão Todas as Flores em todos os sentidos
Todas as Flores é a nova novela original do Globoplay. A trama escrita por João Emanuel Carneiro tem como protagonista Maíra (Sophie Charlotte) que tem deficiência visual. Nisto, uma das propostas para quem tem a plataforma de streaming da Globo assinada será uma experiência diferente ao ver a novela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentro da novela será retratado o bairro de Gamboa e nele haverá a empresa Rhodes & Co. Tailleur são os principais universos que representam esse antagonismo ao transitar por mundos que contrastam o “ser” (uma vida simples, desprovida de ganância ou posses) e o “ter” (uma vida de status social, riqueza e consumo), respectivamente.
Segundo a Globo, as equipes de cenografia e produção de arte têm um papel fundamental para a composição dessa atmosfera. “O maior desafio para mim é dar a veracidade do núcleo da Gamboa e a ambientação da grandiosidade da loja”, adiantou o cenógrafo-titular Fabio Rangel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas as Flores contará com muitas locações reais no bairro da Gamboa, que fica localizado na região portuária do Rio de Janeiro e é um dos principais redutos do samba carioca. Entre as locações do bairro e arredores que poderão ser vistas na novela, destacam-se a Pedra do Sal, o Largo São Francisco da Prainha, a Ladeira da Conceição e o Porto Maravilha.
A equipe da novela do Globoplay usou como referência os casarões antigos do bairro, com fachadas pequenas e interiores compridos, para reproduzir o interior dos lares de Judite (Mariana Nunes) e Seu Darci (Xande de Pilares) nos Estúdios Globo. “Exploramos bastante isso no desenho dos cenários. Também vimos que, por lá, existiam pátios internos, fechados com telhas translúcidas, incorporados aos espaços da casa. Fizemos isso nos dois cenários”, descreve Fabio Rangel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra característica são as misturas de revestimentos e cores. Como as casas sofrem restauros ou costumam ser ampliadas, os moradores acabam usando revestimentos distintos por falta de orçamento ou por não encontrarem os produtos originais.
Diversos elementos que compõem a personalidade ou profissão dos personagens estão espalhados pelos cenários como parte do trabalho da produção de arte assinada por Moa Batsow. Na casa de Judite, é possível encontrar itens de costura, como botões, linhas e fitas. Já na casa do mestre de bateria Seu Darci, há discos de expoentes do samba e referências ao bloco de carnaval Filhos da Gamboa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apunhalada de Sebastian em Gigi, protagonista a beira da falência e +1: 3 viradas atingem Volta por Cima
● Assassinato contra Beatriz, traição e morte: Globo apela e crava 3 viradas para incendiar Garota do Momento
● Trio amoroso: Viola volta dos mortos tocando o terror, é flagrada com Volney e beija Mavi em Mania de Você
Já para compor o cenário da Rhodes & Co. Tailleur, a equipe de cenografia se inspirou em grandes marcas europeias, americanas e asiáticas. “Seguimos na mistura do moderno com alguns espaços com detalhes clássicos. Muitas lojas estrangeiras fazem isso”, o cenógrafo explicou.
O piso preto e branco remete aos palácios europeus e a paleta segue tons neutros para destacar as peças de roupas expostas.
Na cidade cenográfica de Todas as Flores, localizada nos Estúdios Globo, constam a fachada e o primeiro pavimento da empresa, com jardim interno que funciona como lounge e espaço para eventos, além de salões com expositores e produtos à venda, departamento de perfume, boate, provador, bar, enoteca, delicatessen e recepção que dá acesso à torre da empresa.
O salão principal da Rhodes traz a grandiosidade da marca. “Temos uma parte da loja bem suntuosa com os diversos produtos voltados para o público masculino expostos. Vão desde roupas, sapatos, acessórios, bicicleta, material esportivo, motos elétricas, vinho e perfumes”, Moa Batsow listou.
O departamento de perfume conta com um amplo acervo das essências da marca e foi desenvolvido pela equipe de produção de arte. “Esse é um cenário muito especial e que demandou muita pesquisa, trabalho e desenvolvimento, tanto dos espaços como dos produtos originais. Desenvolvemos quatro linhas de perfumes com vidros, artes e nomes originais, campanhas publicitárias, produtos e acessórios com o nome da loja. Os rótulos dos frascos dos perfumes também contam com o ano de criação fictício de cada um deles”, Moa explica.
A equipe de Fabio Rangel projetou o complemento do prédio da empresa, que ficou a cargo da computação gráfica modelá-lo e produzi-lo em 3D.
Esses demais espaços ficam montados de forma permanente nos Módulos de Gravação dos Estúdios Globo, totalizando 717 m² de cenários construídos: escritórios da diretoria, sala de reuniões, sala de criação, sala de costura e laboratório de criação de fragrâncias. Mais de 3 mil frascos de vidros com essências preenchem o cenário que Maíra trabalha como perfumista e ficam distribuídos por seis estações de trabalho.
Todo o projeto da empresa foi desenvolvido considerando a acessibilidade, uma vez que a Rhodes oferece um laboratório de oficina olfativa para pessoas com deficiência visual. Piso tátil, placas informativas e escritas em braille foram instaladas pelos espaços. Os personagens também aparecerão em cena usando aplicativos de acessibilidade no celular e no computador, e também rotuladora braille.
Além desses espaços, as equipes de produção de arte e cenografia também desenvolveram o cenário de Zoé (Regina Casé) de forma que imprimisse toda a extravagância da personagem, com muitos elementos em vermelho e dourado que remetem a “realeza”, animal print, objetos decorativos em formato de felinos, lustres grandiosos e até pilastras no apartamento.
“A ideia era passar que trata-se de alguém que não tem muito gosto ou que tem uma tendência a esbanjar nas formas e cores. As colunas foram criadas para aumentar essa percepção de grandiosidade”, o cenógrafo finalizou.
Autor(a):
Thais Teles
Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas à la Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014 pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas das 6, das 7 e das 9 e até do streaming. ‣ E-mail: [email protected] | ‣ Minhas redes sociais são: