Tudo sobre o comunicado da Globo a respeito de apagão de sinal e fim de telejornal nº1 após 20 anos
A Globo, o canal dos Marinhos, acaba de pegar mais de 23 milhões de telespectadores de surpresa ao confirmar um anúncio crucial.
A Globo anunciou um verdadeiro apagão de sinal e, além disso, decidiu acabar com o telejornal nº1 após 20 anos e vocês saberão de todos os detalhes nesta quinta-feira (25).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Na Telinha, a Globo acabou com o Brasil TV, clássico telejornal das parabólicas. O fato é que o canal irá desligar o sinal analógico em agosto.
Conforme foi divulgado, a partir do dia 18 de agosto, com o desligamento do sinal analógico das parabólicas, o público que acompanha a Globo pelas clássicas antenas irá deixar de se informar pelo Brasil TV, telejornal que virou uma marca para os usuários desse serviço.
Para quem não conhece, a atração foi criada no ano de 2004. Assim, o noticiário equivale ao SP2 ou RJ2 e serve de recheio entre as novelas das seis e das sete, com exibição de segunda a sábado, por volta das 19h10.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornal que acaba conta com seu fim é sintonizado por quem faz uso das antenas parabólicas, que alcançam quase 23 milhões de domicílios em todo o país.
Desde que estreou na telinha, o Brasil TV já contou com uma série de apresentadores, como Leilane Neubarth, Ana Carolina Raimundi, Hélter Duarte, Lair Rennó, Sidney Rezende, Sérgio Aguiar, André Trigueiro, Tatiana Nascimento, Marcelo Cosme, Paulo Renato Soares e Marcelly Setúbal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Já nos dias atuais, Priscila Chagas comanda o noticiário, que é produzido direto dos estúdios da Globo Rio, daí a predominância de âncoras do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, agora o martelo já está batido e partir do dia 19 de agosto, quem já efetuou a troca da parabólica analógica pela antena digital vai se informar com o noticiário de sua região nos três horários, ou seja, quem mora na Bahia, por exemplo, assistirá o Jornal da Manhã, Bahia Meio-Dia e BATV.
Ao portal Na Telinha, a Globo comunicou que: “Quando for feita a troca do equipamento, o telespectador ganha toda a sua grade regionalizada. Ele verá todos os jornais locais e comerciais da sua região. Logo, o Brasil TV se tornará Praça TV II. Por exemplo: quem tem parabólica analógica em deixará de ver o Brasil TV e passará a ver o SPTV 2ª Edição”, explicou a emissora.
Além disso, por meio de um comunicado oficial, a Globo informou que vai desligar o seu sinal analógico nas parabólicas em 18 de agosto. A data, apesar de próxima, foi escolhida por um motivo: em dezembro deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações encerrará o serviço em caráter definitivo.
“Dia 18 de agosto marca uma etapa importante da digitalização da TV aberta via satélite no Brasil com o desligamento definitivo do sinal analógico da Globo captado pelas parabólicas. Iniciada em 2022, a iniciativa da Anatel busca uma transição que terminará em dezembro com o desligamento de todos os sinais via satélite de parabólicas antigas“, explicou o canal.
Quais canais irão desligar o sinal analógico?
“A TV Globo, comprometida em garantir o acesso gratuito e de qualidade à sua programação, está entre as últimas emissoras a desligar seu sinal analógico. Desde 2022, a campanha da Globo Antenor, o Antenista tem informado o público sobre a importância de se preparar a tempo para a troca dos equipamentos, assegurando a continuidade do acesso aos conteúdos da TV aberta”, destacou.
Além da Globo, o SBT também desliga o seu sinal analógico nas parabólicas no dia 18 de agosto. Antes disso, na próxima terça-feira, 30 de julho, Band e RedeTV! dão adeus ao serviço. A Record, a propósito, foi a primeira a realizar a mudança, ainda em março.