A Globo deixou seus telespectadores em choque ao interromper a programação para anunciar uma demissão bombástica dentro do Jornal Hoje
Esta sexta-feira, 18, foi bastante movimentada no jornalismo nacional, e para a Globo não foi diferente. É que gerou imensa repercussão um vídeo divulgado pela Secretaria Nacional de Cultura em que o chefe da pasta, Roberto Alvin, apresentava um prêmio para a cultura promovido pelo órgão nacional. O vídeo causou polêmica por conter referências nazistas.
Roberto Alvim, parafraseando o ex-ministro de propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, disse que “a arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A frase tem semelhança clara com um discurso do ministro alemão divulgado no livro Joseph Goebbels: uma Biografia.”A arte alemã da próxima década será heroica, será ferramente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”, disse o nazista na época.
O vídeo foi divulgado pelo órgão governamental na quinta-feira, mas passou a repercutir de maneira pesada na manhã da sexta. Nomes como os presidentes da Câmara e do Senado Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, repudiaram o conteúdo. Por isso, o presidente Jair Bolsonaro decidiu exonerar Roberto Alvim da pasta.
A notícia, de caráter urgente, foi divulgada quase de imediato pela Globo. O canal, que exibia o Globo Esporte, interrompeu a programação e fez uma entrada do Jornal Hoje, com Maju Coutinho, o que deixou alguns internautas surpresos. “Levei foi um SUSTO com essa entrada do Jornal Hoje com a Maju anunciando a demissão do Roberto Alvim”, comentou um internauta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro, questionou o porquê de o canal não noticiar o que ele quer. “Demitido. A #Globo de uma hora pra outra descobriu que o Roberto Alvim existe, que é Nazista, E faz propaganda nazista do Governo Bolsonaro… Será que vai descobrir que a SECOM existe, e que ela tá envolvida com corrupção?? Continua 1 Silêncio Sepulcral!!! Até quando???”, perguntou.