falha nostra
Globo anuncia perda de capítulo da novela “Alma Gêmea” e se justifica ao telespectador: “Desculpas”
02/02/2022 às 8h42
Canal Viva confessa que a novela Alma Gêmea perdeu a qualidade original de um dos seus capítulos mais importantes
A novela de sucesso “Alma Gêmea” (2005) voltou ao ar nesta última segunda-feira, 31 de Janeiro, no Canal Viva, emissora de TV por assinatura do Grupo Globo. Porém, um fato chamou atenção, já que a Globo perdeu a mídia original de um dos capítulos da novela de Walcyr Carrasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerada ainda uma novela ‘recente’, com menos de 17 anos de sua primeira exibição, parece que a Globo não cuidou bem de seus arquivos, o que não deixa de ser um desleixo para uma novela não tão antiga assim. Tudo bem, eles perderem capítulos da trama “Roda de Fogo” (1986), que nunca havia sido reprisada completa pela emissora, e chegou no ano passado ao serviço de streaming da Globoplay com dois capítulos perdidos, em definitivo.
+Famosa voz do Wolverine e também ator da Globo, morre aos 90 anos e deixa gerações de fãs em luto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perder um capítulo de “Alma Gêmea“, uma novela que foi reprisada na íntegra no Vale a Pena Ver de Novo algumas vezes, é algo inconcebível para o telespectador que tem um carinho imenso pelo folhetim que marcou época na faixa das 18h, em sua primeira exibição.
Primeiramente, os capítulos de “Alma Gêmea” foram disponbilizados no aplicativo do Globoplay, em seguida foi a vez do Canal Viva botar a trama no ar em seu canal fechado. Foi então que o Viva resolveu anunciar em suas mídias sociais na internet, que não havia sido possível resgatar as imagens do capítulo 03 de sua mídia original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse capítulo ‘perdido’ pela Globo, marca a estreia na novela da personagem Serena, a protagonista do folhetim. “Quem também tava ansioso pela volta de Alma Gêmea? Eu tava contando as horas para rever o novelão! Mas quero dar um aviso: o capítulo 3 da novela, que vai ao ar no Viva nesta quarta-feira (2) e estará disponível no Globoplay, não pode ser resgatado da mídia original”, alertou a emissora ao seu público através de sua conta oficial no Twitter.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Carência”: Ator da Globo se manifesta sobre relação gay com Chay Suede e entrega bastidores
● Âncora da Globo não resiste, quebra protocolo ao vivo e expõe: “Estão pedindo pra encerrar”
● “Quadro grave”: Ator da Globo implora por ajuda, após 7 dias intubado, cirurgia às pressas e nova internação
COMUNICADO OFICIAL EXPLICA
O Canal Viva ainda explicou que conseguiu resgatar as imagens, mas em qualidade baixa: “Tivemos que recorrer a uma fonte alternativa. Com isso, a qualidade da imagem foi afetada e apresenta diferenças em relação aos demais capítulos da novela. Pedimos desculpas pelo inconveniente e seguimos trabalhando para trazer pra vocês os grandes clássicos da teledramaturgia”, finalizou o comunicado, deixando todos telespectadores bem mais aliviados com a situação.
A assessoria de imprensa do Canal Viva explicou que a cópia resgatada do capítulo 03 foi tirada do próprio acervo do Grupo Globo. A imagem está em baixa qualidade pois é extraída de uma exibição da época, sem acesso à midia original, que estaria com a imagem superior. Lembrando que o HDTV, que melhorou e muito a qualidade de exibições do material gravado na Globo, só começou no início da década passada, anos antes da exibição original da novela. O acesso da imagem do capítulo 03 é da época de exibição, em 2005.
Autor(a):
Gustavo Melo
Apreciador da cultura pop das décadas passadas e muito antenado no mundo atual das celebridades. Sou também um Cinéfilo crítico, colecionador de filmes, livros e discos de vinil. E assumo que foi Chespirito (Roberto Bolaños) quem formou meu caráter e bom humor. Email: [email protected]