Globo aposta em Maju Coutinho para celebrar diversidade, mas foto bombástica dos bastidores mostra o contrário e choca

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Maju Coutinho vem recebendo críticas no comando do Jornal Hoje desde a sua estreia (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maju Coutinho, Globo, Jornal Hoje

Maju Coutinho fez seu debute como âncora do Jornal Hoje – Reprodução/Globoplay

Uma foto compartilhada por Maju Coutinho nos bastidores da Globo mostrou que falta diversidade racial no time de contratados da emissora carioca

A escalação de Maju Coutinho como nova âncora do Jornal Hoje, em substituição à Sandra Annenberg, foi vista por parte da crítica como uma tentativa da Globo, não apenas de trazer uma nova cara para o comando de um de seus principais telejornais, mas também como uma forma de celebrar a diversidade racial, afinal, em mais de 50 anos de história, foram poucas as apresentadores negras que conseguiram se destacar como âncoras de um noticioso global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, um detalhe em uma recente postagem feita pela própria Maju Coutinho em seu perfil no Instagram, acabou gerando controvérsias e deixou o público pistola da vida com a Globo: trata-se de uma foto no qual a jornalista surge ao lado de seus colegas de Jornal Hoje, nos bastidores da emissora. Até aí, tudo bem… contudo, um olhar mais atencioso e será possível perceber que falta representatividade racial.

“Aqui tem parte da equipe que bota o JH de pé. Agradeço a todos pelo apoio. Fiquei muito feliz com o resultado que conseguimos Hoje. Sei que o caminho se faz ao caminhar. É um processo. Vamos em frente. Acertando, errando, corrigindo, construindo. Agradeço a audiência de todos. Beijos e inté amanhã”, escreveu Maju Coutinho na legenda da postagem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A foto compartilhada por Maju Coutinho mostra uma equipe formada majoritariamente por pessoas brancas, e a ausência de negros no time de contratados da Globo virou motivo de críticas.

“Que simbólica é essa foto por mostrar que conquistamos a batalha, mas não vencemos a guerra, pois comemorar a presença de uma mulher negra na condução de um dos principais programas de jornalismo da Globo é uma importante vitória. Por outro lado, é necessário perceber que ao lado dessa mulher não tem nenhuma pessoa negra desfrutando também dessa conquista, deste espaço. É a presença e ausência em uma só foto. Imagem política”, disse uma seguidor de Maju Coutinho.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto a Globo quanto Maju Coutinho não se pronunciaram até o momento sobre as críticas à falta de diversidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile