A emissora carioca teria iniciado conversas para comprar um dos maiores fenômenos comerciais da Band
Se não pode vencê-los, junta-te a eles. Essa é a frase que pode definir uma negociação ousada feita pela Globo para “acabar” com um dos maiores tesouros da Band nos últimos anos.
Depois de anos sofrendo com uma verdadeira dor de cabeça causada por um programa do canal rival, a emissora carioca percebeu que não iria conseguir bater de frente com a atração com projetos próprios, então decidiu investir na compra no formato usado pela Band.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A “emboscada” teria sido feita por conta do MasterChef, que foi pioneiro entre os programas culinários na TV brasileira.
Segundo Alessandro Lo Bianco, colunista do A Tarde É Sua, a Globo teria ficado frustrada com o fracasso dos seus programas culinários e tentou comprar o formato do programa recentemente, mas não obteve sucesso.
No ar desde 2014, o MasterChef se tornou um fenômeno de audiência e de faturamento logo na primeira temporada, o que desencadeou uma febre por programas culinários em outras emissoras. Mas nenhuma, inclusive a própria Globo, teve o mesmo sucesso que a Band.
Lo Bianco narrou que a líder de audiências foi atrás da Endemol, produtora responsável por licenciar o formato do MasterChef no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Globo tentou comprar o MasterChef para o GNT e posteriormente exibir isso na grade aberta. Mas, o que eu fiquei sabendo que toda essa negociação aconteceu há cerca de 3 a 2 meses. Mas o principal era tirar o Masterchef do ar”, disse o integrante do programa de Sônia Abrão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalista revelou que os executivos da empresa da família Marinho pretendiam colocar o formato original na geladeira e criar uma nova versão inspirada no MasterChef, mas sem todos os traços do programa.
Sendo dona do formato, a Globo não teria problemas com eventuais acusações de plágio, ao contrário do que está acontecendo com o ‘A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua’.
NEGOCIAÇÃO FOI POR ÁGUA ABAIXO
Apesar do plano ousado da Globo, o negócio não avançou por conta do longo contrato de licenciamento que a Band tem sob a marca MasterChef.
“A Band ainda tem um longo prazo de direito de transmissão, então não poderia usar nada, seria uma compra que ficaria na gaveta. Mas a Globo não gostou da condição de ter que esperar os direitos da Band expirarem”, detalhou Lo Bianco.
A emissora carioca também teria proposto pagar a multa rescisória para usar o formato imediatamente, mas a Endemol não topou o acordo.