APELOU

Ameaçada por Record e SBT, Globo assina contrato de 400 milhões e corta Maju para manter fenômeno

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Maju Coutinho deixou o JH para assumir o Fantástico (Foto: Reprodução-Globo)

Ainda no Jornal Hoje, Maju teve que ser remanejada na grade por conta de uma negociação milionária da emissora

Depois de sofrer com a dura concorrência da Record e do SBT e até perder direitos de competições esportivas para as rivais, a Globo já está se antecipando para manter um dos seus principais parceiros e desde 2021 vem adotando estratégias ousadas, como cortar os principais nomes da emissora. Maju Coutinho, Ana Maria e César Tralli foram alguns dos que foram atingidos com as mudanças de programação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Almejando uma renovação de contrato de transmissão tranquila com a FIFA, organização que comanda os principais torneios do futebol internacional, a Globo acertou uma antiga dívida  que tinha com a entidade.

Segundo Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, a Globo assinou um acordo para pagar os R$ 400 milhões que deve para a FIFA em três parcelas, divididas nos próximos três anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, com a parte jurídica resolvida, a emissora carioca resolveu agradar ainda mais um dos seus principais aliados e forrou a programação com torneios que não são tão rentáveis para a audiência, mas que serviram para manter a política da boa vizinhança.

Um claro exemplo disso aconteceu quando a emissora carioca decidiu cortar o Jornal Hoje pela metade, ainda quando Maju Coutinho era titular do noticiário, antes de migrar para o Fantástico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por duas semanas seguidas, Maju entregou o horário às 14h20 para a transmissão da Copa do Mundo de Futebol de Areia, sendo que na época, o telejornal ia ao ar das 13h30 até às 15h.

A medida foi recebida com certa estranheza, não só dentro da Globo, mas também para alguns telespectadores, já que o torneio não é tão popular no Brasil.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MEDIDA ‘APELATIVA’ DA GLOBO TEVE O EFEITO ESPERADO

Globo vai exibir a Copa do Mundo de 2022 mas já está de olho no mundial de 2026- Foto: Divulgação-FIFA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o NTV, depois de meses da medida impopular da Globo, a emissora colheu os frutos da mudança repentina da programação ao encaminhar a renovação de contrato com a FIFA por mais 3 anos.

De olho na Copa do Mundo de 2026, a Globo já tem um acordo costurado com a entidade máxima do futebol mundial e deve fechar um dos maiores contratos esportivos do canal, girando em torno de 500 milhões de reais.

No pacotão da FIFA, a Globo deve adquirir os direitos das próximas edições da Copa masculina e feminina de futebol, os mundiais de Futsal, de Futebol de Areia e até torneios sub-20 organizados pela entidade.

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: erick.martins@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile