Âncora do JH passou a entrar no ar cinco horas antes do seu telejornal e virou uma espécie de ‘coringa’ no Encontro
Desde a saída de Fátima Bernardes do Encontro, a Globo vem fazendo diversas mudanças no matinal que irá completar o décimo primeiro ano no ar.
Entre vários boatos de qual seria o rumo do programa depois da saída da apresentadora original, chegou a ser cogitado até uma formato de revista eletrônica com vários apresentadores, similar ao Hoje Em Dia, da Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bem, a Globo não foi tão drástica e promoveu apenas Patrícia Poeta e Manoel Soares ao comando do programa, mas também fez mudanças significativas que remetem a uma das principais estratégias da atração concorrente.
Coincidentemente, a Platinada vem usando César Tralli, marido de Ticiane Pinheiro como um “integrante” do Encontro com Patrícia Poeta. Não raramente, o âncora vai ao ar 5 horas antes do início do início do Jornal Hoje para comandar um bloco notícias dentro do programa de entretenimento.
Até 2021 os links entre os programas da Super Manhãs e a redação de jornalismo eram reservados para casos de extrema urgência, bem como a vez que Maju Coutinho foi ao ar às pressas e até sem maquiagem para noticiar a prisão de Lázaro Barbosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente é comum que Tralli já esteja maquiado e a postos para repercutir os acontecimentos do mundo da política, e até com fatos do noticiário policial a partir das 9h30.
Depois de atualizar o noticiário, o titular do JH devolve o comando do Encontro para Patrícia e Manoel que só começam a parte de entretenimento a partir do segundo bloco do Encontro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ESTRATÉGIA DA GLOBO É SIMILAR A DA RECORD
A mesma mistura entre ‘hard news’ e pautas mais descontraídas acontece no Hoje Em Dia, ao longo de todo o primeiro bloco, César Filho assume o posto de âncora policial e somente a partir do segundo intervalo que o matinal da Record se torna um programa mais leve, com pautas de entretenimento.
Até aqui, a medida se provou uma valiosa estratégia para manter os índices de audiência dos matinais, já que ambos recebem a programação de telejornais.
Para se ter uma ideia, desde que passou a apostar mais em jornalismo, o Encontro disparou na liderança e na primeira semana de janeiro alcançou o seu recorde de audiência com 8,7 pontos no Ibope. Enquanto isso, o Hoje Em Dia registrou um amargo 3,6 pontos.