Uma notícia deixou muita gente alegre nos bastidores da Globo, é que a novela Por Amor, protagonizada por Susana Vieira voltará ao ar no Vale a Pena Ver de Novo no lugar de Cordel Encantado, a informação é do jornalista Maurício Stycer, do portal UOL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a novela de Manoel Carlos, de 1997, já ganhou outras três reprises, na Globo e no Viva. Eduarda (Gabriela Duarte), Virgínia (Ângela Vieira) e Marcelo (Fábio Assunção) são alguns dos principais personagens da trama.
Pelas redes sociais os telespectadores pediam novelas que ainda não foram reprisadas pela emissora carioca ou que exibissem folhetins mais antigos. A direção da Globo já avisou que não pretende colocar no ar novelas das décadas de 70, 80 e 90 no Vale a pena Ver de Novo. A intenção é seguir com tramas da década de 2000, abrindo exceção para essa trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS DETALHES DA TRAMA
“O que você seria capaz de fazer por amor?” era o mote da campanha publicitária para o lançamento da novela.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Pela segunda vez, Regina Duarte vivia uma Helena de Manoel Carlos – a primeira fora em História de Amor (1995). Para a atriz, inclusive, Por Amor teria sido História de Amor 2, por conta da abordagem da relação mãe e filha. A terceira Helena da atriz viria depois, em Páginas da Vida (2006). O nome, utilizado pelo autor em quase todas as suas novelas desde Baila Comigo (1991), tornou-se uma marca de estilo e dá unidade à sua obra, criando um laço entre as fortes e encantadoras “heroínas de classe média”, como costuma caracterizar suas Helenas. Somente em Sol de Verão (1982) o autor não incluiu uma Helena em sua história.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Manoel Carlos conta que escreveu a sinopse da trama 14 anos antes da novela ser exibida, mas que, envolvido com outros projetos, adiou a trama. Para essa história, o autor se inspirou no único amor que acredita ser absolutamente inquestionável: o materno.
O autor conta que se baseou em pessoas e dramas pessoais comuns para escrever as tramas e os personagens de Por Amor. Orestes (Paulo José), por exemplo, nasceu de uma conversa com um amigo seu. Os dois concluíram que toda família tem um alcoólatra, um ex-alcoólatra ou um alcoólatra em potencial.
O diretor Paulo Ubiratan morreu no decorrer da novela, em abril de 1998. Ricardo Waddington, que já dirigia a trama, assumiu a direção-geral de Por Amor.
Entre 1º de julho de 2002 e 10 de janeiro de 2003, a novela foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo.
Por Amor foi vendida para cerca de 40 países, sendo exibida em Camarões, França, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Togo, Turquia, Venezuela, entre outros.