GUERRA E BAIXARIA
Globo cancela o maior programa do SBT e Silvio Santos é forçado a derrubar sinal com ódio: “Sem desculpas”
07/06/2021 às 14h09
A Globo conseguiu uma liminar contra o SBT e Silvio Santos derrubou o sinal de um programa por um dia por causa da rival
A Globo já se sentiu ameaçada diversas vezes e precisou tomar algumas medidas drásticas para evitar perder o primeiro lugar de audiência nas principais praças do país. Uma dessas vezes aconteceu em 2001, quando o SBT estreou o “Casa dos Artistas”, que precisou ser retirado do ar após um pedido da emissora carioca na Justiça, gerando a revolta de Silvio Santos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exibição do “Casa dos Artistas” pegou a Globo de surpresa, já que a platinada comprou o formato do “Big Brother”, da Endemol, poucos meses antes da estreia do reality show com famosos. A situação foi ainda mais complexa, já que a empresa estrangeira havia oferecido o “Grande Irmão” a Silvio Santos, que o rejeitou.
O Homem do Baú percebeu que não foi um bom negócio ter recusado a proposta e tratou de realizar a produção de um novo programa com alguns famosos confinados em uma mansão bem perto da própria residência, no Morumbi, zona sul de São Paulo. A Globo não gostou nada de saber que seu novo produto havia sido ofuscado por causa da concorrência e ainda sofreu perdas na audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O “Fantástico”, por exemplo, perdeu pela primeira desde agosto de 1973, quando estreou, contra a “Casa dos Artistas”. A emissora carioca tratou de entrar na Justiça acusando Silvio Santos de plágio e conseguiu tirar a exibição do reality show do ar por um dia. O SBT emitiu um comunicado em looping na programação acusando a rival de ter feito jogo sujo.
“A indústria brasileira do entretenimento só pode crescer se a TV Globo deixar. Não satisfeito em derrotar o índice de audiência da TV Globo durante todo o domingo, o SBT cometeu a leviandade de, pela primeira vez, derrotar o Fantático, sem pedir desculpas devidas a esse pilar de moralidade e correção que é a TV Globo”, declarou o canal paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ACUSAÇÃO DE SENSACIONALISMO
A briga foi tão feia que Silvio Santos permitiu que o SBT acusasse a Globo de fazer sensacionalismo com “sequestros de jovens”, em referência às notícias envolvendo o sequestro de Patrícia Abravanel naquele mesmo ano. O triste é vermos uma empresa demonstrar publicamente o orgulho de ‘ser esperta’ e de usurpar o direito de terceiros”, se defendeu a platinada.
FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA
Em 2010, Silvio Santos foi de fato condenado por plágio, mesmo porque recebeu documentos da Endemol quando foi feita a proposta do “Big Brother”. O veterano recebeu um manual de como produzir o programa, portanto não teve muitas dúvidas de que a “Casa dos Artistas” foi uma cópia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Record, Band e Globo: 3 emissoras de TV aberta são atingidas por fim de sinal vital no Brasil após anos
● Teste do sofá, transa no meio do estúdio e abuso: Fora da Globo, chefão revela 3 escândalos de bastidores
● Sergio Guizé faz exigência corajosa para estar na continuação de Êta Mundo Bom e vinga Fagundes
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]