URGENTE

Adeus a uma era agora em agosto: Globo confirma apagão oficialmente e fim de sinal após 39 anos

24/07/2024 às 14h38

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
SEM SINAL / Logo da Globo - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado da Globo, confirmando de forma oficial um fim de sinal após mais de três décadas

A Globo, uma das principais emissoras televisivas do país, confirmou um verdadeiro adeus aos seus telespectadores, já para o mês de agosto. O canal cravou detalhes sobre um apagão oficialmente com fim de sinal após 39 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Notícias da TV, o canal dos Marinhos, a Globo, anunciou para 18 de agosto o desligamento de seu sinal analógico nas parabólicas. Desde 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem promovido a transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital.

As informações dão conta de que no mês de dezembro de 2023, todos os sinais via satélite de parabólicas antigas serão encerrados de maneira definitiva. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 23 milhões de domicílios no Brasil veem TV aberta via parabólica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, é importante ressaltar ainda que a Globo será a emissora mais cautelosa na transição, juntamente com o SBT –a TV de Silvio Santos também desligará o seu sinal em 18 de agosto. A Record interrompeu o seu no fim de março, enquanto Band e RedeTV! prometem os seus desligamentos para a próxima terça-feira (30).

É importante explicar ainda que toda essa mudança irá ocorrer, visto que as parabólicas antigas operam na banda C, que passou a ser utilizada para a operação do sinal 5G de internet móvel. Se as duas transmissões continuarem compartilhando essa “estrada”, os equipamentos sofrem interferência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

lPor fim, para quem faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, a troca é gratuita e deve ser agendada pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site Siga Antenado. Já para quem não tem o registro , a indicação é recorrer a um profissional técnico especializado em instalação de antenas para fazer a troca.

De acordo com informações do portal Century, as parabólicas foram criadas em 1985, ou seja, é o verdadeiro fim de uma era após tantos anos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antena parabólica é analógica ou digital?

Depende de qual antena você está usando. A antiga parabólica, que funciona na faixa de frequência conhecida como Banda C, a mesma da internet 5G, é capaz de receber tanto o sinal analógico quanto o digital. No segundo caso, porém, ela precisa de um receptor de TV digital.

Já a nova parabólica, que funciona na Banda Ku, recebe somente o sinal digital. É o mesmo caso das antenas “espinha de peixe” e interna. Veja abaixo a diferença entre elas.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.