Anvisa toma decisão que atinge em cheio todas as farmácias do país
Acaba de ser confirmado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conhecida como Anvisa, uma grande decisão que atingirá em cheio rodada as farmácias do país, facilitando a vida de milhares de brasileiros.
No entanto, de acordo com Jornal Anhanguera, da Globo, nesta última quinta-feira (3/8), a Anvisa cedeu autorização às farmácias para que façam exames de laboratórios rápidos direto nesses estabelecimentos, sem que o cidadão precise marcar uma consulta ou ir ao hospital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, ainda não foi de fato colocado em prática a realização desses exames, já que é necessário todo uma revisão de preparação e um processo de documentação para que regularizem de acordo com a lei .
Portanto, será liberado cerca de 40 tipos de exames, como análises clínicas, glicemia e pressão arterial, colesterol total, teste rápido HIV e avaliação de controle de asma. As coletas para os exames serão retiradas na própria farmácia e no instante em que o exame estiver ocorrendo, ou seja, não será permitido trazer de casa coletas de saliva ou outros tipos.
Segundo o telejornal, o Conselho Regional de Farmácia, do estado de Goiânia, o processo ajudará os farmacêuticos na indicação daqueles medicamentos que os próprios farmacêuticos podem prescrever aos pacientes afim de ajudar com problemas mais simples de saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Se o paciente faz um determinado tratamento, esses exames vão servir para verificar se o tratamento está tendo uma eficácia ou não. O farmacêutico pode prescrever aquilo que está liberado para a prescrição do farmacêutico, que seria então, os medicamentos da lista dos medicamentos isentos de prescrição, ele pode fazer prescrição de analgésicos, antitérmicos, vitaminas e outros medicamentos no combate de doenças”, informou a presidente do Conselho Regional de Farmácias de Goiás, Luciana Calil.
“No caso de verificar um resultado alarmante, como positivo para Dengue, o farmacêutico não vai medicar o paciente no balcão, ele vai fazer um encaminhamento, colocando os exames que foram realizados, resultados que foram obtidos, orientando esse paciente para que ele busque uma unidade de saúde com atendimento total”, acrescentou Luciana.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
Como entrar no processo de documentação e regularização?
De acordo com a Globo, as farmácias terão que possuir ou construir salas para realizar os exames rápidos segundo a legislação e higiene devida, após a construção da sala, o proprietário da farmácia deverá entrar em contato com a prefeitura, solicitando um alvará e ter a liberação para comprar os kits e realizar esses exames ainda esse ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE