Falência!

Falência devastadora após 10 anos: Jornal da Globo confirma ADEUS de loja de roupas tão popular quanto a C&A

14/10/2024 às 11h02

Por: Luiza Lefundes
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Globo confirma falência de loja de roupas tão popular quanto C&A (Reprodução/Montagem/G1/Freepik/InfoMoney)

Loja de roupas de muito sucesso no Brasil e no mercado global decreta falência após anos de história e Jornal da Globo conta o fim da varejista no país

Varejista de roupas, tão gigantesca quanto a C&A, quebra após 10 anos no mercado e portal da Globo confirma falência devastadora e clientes desamparados.

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Portanto, estamos falando da rede de loja de roupas fast-fashion americana Forever 21, que segundo informações do G1, encerrou suas operações no Brasil em junho de 2022.

A Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou alvoroço quando chegou ao país. A empresa estava no Brasil desde 2014.

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No entanto, fez parte de um cenário maior de dificuldades financeiras enfrentadas pela empresa globalmente, culminando em sua recuperação judicial nos Estados Unidos em 2019.

A operação no Brasil, entretanto, apresentou seus próprios desafios que contribuíram para o fechamento das lojas no país.

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A seguir estão os principais fatores que levaram à falência da Forever 21 no Brasil. As informações são do G1.

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Forever 21 luta para sobreviver (Foto: Reprodução/ Internet)

Falência da Forever 21 no Brasil

A Forever 21 entrou no Brasil em 2014, gerando grande expectativa, especialmente por trazer a proposta de moda acessível ao público jovem.

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Sendo assim, a marca abriu lojas em grandes centros comerciais e capitais, mas a expansão foi rápida e desproporcional em relação à demanda real.

Isso gerou altos custos de operação, especialmente com aluguel e manutenção de lojas em locais premium, além de outros custos relacionados a logística e importação de produtos.

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Contudo, como muitas marcas internacionais, a empresa dependia fortemente da importação de roupas e acessórios de outros países, o que aumentava o custo final para o consumidor.

Apesar de ser conhecida por oferecer preços acessíveis em mercados como os EUA, no Brasil, os preços acabaram sendo menos competitivos devido aos impostos e tarifas.

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Além disso, enfrentou forte concorrência de outras marcas de “fast fashion” que já tinham operações consolidadas, como Renner, Riachuelo, C&A e Marisa.

Assim como em outros mercados, os consumidores brasileiros também passaram a preferir compras online, especialmente durante e após a pandemia de COVID-19.

Outro dos problemas que a marca enfrentou no Brasil foi a dificuldade em manter estoques bem geridos.

Em várias ocasiões, as lojas ficaram desatualizadas, com poucas reposições de novos produtos, o que fez com que a marca perdesse a atratividade para os consumidores.

Vale ressaltar que a crise da marca não foi exclusiva ao Brasil. Em setembro de 2019, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

Desse modo, em 2020, a Forever 21 fechou todas as suas lojas no Brasil, encerrando definitivamente suas operações no país.

A empresa optou por concentrar seus esforços em mercados mais estratégicos e reduzir significativamente a quantidade de lojas físicas, tanto no Brasil quanto globalmente.

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A rede entrou com pedido contra falência em 2019 (Reprodução: Internet)

Quais são os os maiores pedidos de recuperação judicial no Brasil?

  • Odebrecht- dívida de R$98,5 bilhões
  • Oi- dívida de R$65,38 bilhões
  • Samarco- dívida de R$50 bilhões
  • Americanas- dívida de R$43 bilhões
  • Sete Brasil- dívida de R$19 bilhões

Conclusões finais

Em suma, a Forever 21 fracassou no Brasil devido a uma combinação de crescimento descontrolado, custos elevados de importação, intensa concorrência tanto no mercado nacional quanto internacional, bem como dificuldades de adaptação ao mercado brasileiro.

A companhia não foi capaz de gerir a complexidade do sistema fiscal do país, nem se adaptou às alterações no comportamento dos clientes, que estão cada vez mais inclinados a realizar compras online.

A situação foi ainda mais agravada pela instabilidade econômica e a desvalorização do real.

O encerramento das lojas no Brasil evidencia a demanda por uma reestruturação global da marca, que escolheu diminuir suas atividades em mercados de menor rentabilidade.

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A Forever 21 fechou suas lojas no Brasil em 2022 (Foto: Divulgação / Shopping Eldorado)

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Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

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