Aplicativo tão grande quanto a Uber no Brasil tem fim de serviço popular confirmado por Jornal da Globo. Milhares já podem se despedir do app famosinho
Um aplicativo muito famoso no Brasil, tão grande quanto a Uber, encerrará um serviço bastante popular agora em 2024, deixando milhares de usuários na mão sem o app.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, na última terça-feira, um app anunciou o encerramento de um serviço popular, dessa forma, gerando grande descontentamento entre os usuários da plataforma.
Para quem não sabe, de acordo com o portal ‘O Globo’, jornal digital da Globo, a TikTok encerrará seu serviço de streaming de música em novembro, dando fim ao app.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por um tempo, o app tentou competir no mercado musical com gigantes como o Spotify ou Apple Music, mas não saiu muito como o esperado.
Dessa forma, o TikTok Music sairá definitivamente do ar em 28 de novembro, e os dados dos clientes serão excluídos, informou a divisão de música em um comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontecerá com os usuários?
De acordo com o jornal da Globo, os usuários do app receberam a orientação para transferir suas playlists para outros serviços até 28 de outubro.
Fim do app
O app, inicialmente com o nome Resso, lançado em 2019, apostava que a empresa poderia conduzir os usuários de sua plataforma para um novo serviço de música independente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o site do TikTok Music já se encontra fora do ar, e exibe a seguinte mensagem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lamentamos informar que o TikTok Music será encerrado em 28 de novembro de 2024. Gostaríamos de agradecer todo o seu apoio e esperamos que tenham gostado das músicas“, comunicou a plataforma.
Nova estratégia
Agora, em vez de tentar competir com as gigantes como Apple Music e Spotify, TikTok direcionará os usuários para eles por meio de seu recurso “Adicionar ao App de Música”.
O recurso, introduzido no ano passado, permite que os usuários salvem músicas que gostam no TikTok em playlists no Spotify, Apple Music e Amazon.
Problemas com o TikTok Music
A ByteDance, gigante chinesa proprietária do TikTok, criou o serviço musical para aproveitar a influência e a popularidade do app entre os fãs de música.
Vídeos no TikTok receberam créditos pelo sucesso de músicas e novos artistas, e isso levou a confrontos com gravadoras, que exigiram pagamentos maiores pelo uso de seus clipes.
Agora em 2024, a Universal Music viveu um processo de meses que resultou na retirada de artistas como Drake e Rihanna da plataforma.
Considerações finais
Infelizmente, para muitos, o TikTok Music encerrará suas atividades neste ano de 2024, deixando milhares de usuários sem sua plataforma de streaming querida. Por fim, lembre-se de realizar suas transferências de dados até o dia 28 de outubro, para não perder suas playlist favoritas.
Qual o app mais baixado do mundo?
O TikTok foi o aplicativo móvel mais baixado em 2023 no mundo, com 1 bilhão de downloads na soma das lojas App Store e Google Play, informa a AppMagic.
Desde o seu lançamento oficial, em 2016, o TikTok acumula 5,17 bilhões de downloads.
Por fim, o mercado com maior participação em downloads do TikTok é a Índia (12%). Seguido por China (11%), EUA (9%), Indonésia (8%) e Brasil (6%).