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Eduardo Paes já sabe: Globo confirma fim de serviço popular que atinge metrô do RJ e abala 6M cariocas

05/11/2024 às 11h39

Por: Larissa Caixeta
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Globo confirma fim de serviço popular que atinge metrô do RJ (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma grande mudança na era de Eduardo Paes atingiu em cheio o metrô do RJ abalando mais de 6 milhões de cariocas

O metrô do Rio de Janeiro, recentemente, passou por uma grande mudança, a onde ainda na era de Eduardo Paes, um serviço bastante popular teve o fim decretado atingindo em cheio mais de 6 milhões de cariocas.

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Acontece que, o jornal digital ‘O Globo’, do Grupo Globo, ainda em julho deste ano, confirmou o fim de um dos serviços mais populares do transporte sobre trilhos no Rio: o Metrô na Superfície.

Conforme apurado pelo TV FOCO, ainda no dia 26 de julho deste ano, às 23h30, após 22 anos de operação, o serviço de Metrô na Superfície deixou de existir no Rio de Janeiro.

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Fim do Metrô na Superfície

Desde o dia 27 de julho, a integração das estações Antero de Quental, no Leblon, e Botafogo até a Gávea estão sendo feita por seis linhas de ônibus convencionais.

As informações dão conta de que, para ter direito à integração sem custo adicional, os passageiros deverão usar um cartão RioCard Mais.

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Sendo assim, o cartão Giro, que é do próprio metrô, não fará a integração. O intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e o segundo modal deverá ser de até duas horas.

Destacando que, o fim do serviço partiu da própria concessionária MetrôRio. Desde então, as integrações passaram a ser feitas pelas seguintes linhas de ônibus.

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  • 309 (Alvorada—Central);
  • 538 (Rocinha—Leme);
  • 539 (Rocinha—Leme);
  • 548/Integrada 3 (Metrô de Botafogo—Alvorada);
  • 583 (Cosme Velho—Leblon); e
  • 584 (Cosme Velho—Leblon).

Veja o que a concessionária disse: “Ao desembarcar do ônibus, o passageiro terá tarifa integrada somente embarcando nas estações Botafogo e Antero de Quental, como ocorre hoje com o Metrô na Superfície”, explicou.

A concessionária MetrôRio informou que a inclusão de novas linhas pode ser futuramente avaliada. Frisando que, essa nova integração permite um aumento na oferta do serviço para a população.

Com 5x mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal de transporte sobre trilhos.

Considerações finais

Em julho deste ano, uma grande virada chegou no transporte público no Rio de Janeiro. Isso porque, a concessionária MetrôRio cravou o fim do Metrô na Superfície. No entanto, uma frota maior de ônibus chegou para seguir dando suporte aos cariocas.

Quanto está a passagem de metrô no RJ?

Conforme o jornal da Globo, a nova tarifa do metrô do Rio de Janeiro, uma das mais caras do país, é de R$ 7,50. O aumento foi autorizado pela Agetransp. Todavia, é importante destacar que beneficiários da Tarifa Social pagarão o mesmo preço que vinham pagando, R$ 5.

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